Star Alliance Desiste de Criar um Novo Status Acima do Cartão Gold

Será o Grupo Lufthansa a Nova Esperança do Brasileiro de Atingir Status Gold na Star Alliance?

Não sei se você inclusive sabia disso, mas em 2018 a Star Alliance estava considerando lançar, entre todas as empresas da aliança, até dois novos status elite acima do cartão Gold. Seria algo como um Star Alliance Platinum ou até mesmo um Star Alliance Diamond. Porém, parece que as coisas mudaram de rumo e agora, o foco da aliança será o de melhorar os benefícios dos cartões Silver e Gold.

Discussões Iniciais

O site Australian Business Traveller falou com o Vice Presidente de Customer Experience da Star Alliance, Christian Draeger, durante a conferência da IATA em Seoul na Coréia do Sul e eis o que ele disse:

“Consideramos um terceiro (ou até mesmo um quarto) status elite, mas depois de analisarmos isso, decidimos que seria melhor focar nos cartões atuais e melhorar os benefícios que eles oferecem hoje.”

“Estamos no meio dessa revisão e estamos considerando não apenas novos benefícios, mas também meios de melhoras os benefícios que já oferecemos.”

Aparentemente, eles estão considerando a extensão do Star Alliance Gold Track para além dos mais de 200 aeroportos ao redor do mundo onde isso já foi implementado. Para quem não sabe, o Gold Track tem como objetivo facilitar a vida do passageiro no aeroporto, tentando eliminar filas e o tempo de descolamento entre o check-in e a Sala VIP.

Segundo o Australian Business Traveller, durante as reuniões das empresas da Star Alliance, algumas das companhias demonstraram um forte interesse em manter alguns dos seus benefícios mais exclusivos restritos aos seus passageiros mais leais. O que inviabilizaria a criação de novos status elite.

Sendo assim, as atenções da aliança como um todo voltaram-se para melhorar a experiência dos passageiros portadores dos cartões Silver e Gold, ao invés de criar um novo status elite com benefícios exclusivos.Star Alliance Desiste de Criar um Novo Status Acima do Cartão Gold

Novos Benefícios

Segundo Jeffrey Goh, CEO da Star Alliance, uma parte importante da revisão que está sendo feita é como manter e atrair mais clientes para o status Gold. Isso poderá ser feito através de benefícios oferecidos pelas empresas do grupo ou então em colaboração com outras empresas da indústria de viagens.

O Draeger disse que, embora seja muito cedo para se afirmar qualquer coisa, um novo benefício poderia ser algo como internet grátis a bordo. E ele lembra que embora a ideia de um terceiro status elite tenha sido deixada de lado por hora, isso é algo que pode voltar à mesa no futuro.

Conclusão

Eu fico feliz que, pelo menos por hora, eles abandonaram a ideia de criar mais um (ou dois) status elite. No fim das contas, isso seria apenas uma forma de forçar as pessoas a voarem cada vez mais com eles. É muito mais sensato melhorar os benefícios atuais que, por vezes, não são corretamente entregues aos clientes.

Agora, meu lado crítico vindo à tona, no que diz respeito à internet grátis. Isso já está se tornando uma realidade. Inclusive para todos os passageiros a bordo e não apenas os premium. A Air New Zealand, por exemplo já está caminhando para isso.

HT: Australian Business Traveller