Como é Voar na Classe Executiva do B777-300 da KLM Entre Singapura e Denpasar – Um Voo Curto, Porém Agradável

Como é Voar na Classe Executiva do B777-300 da KLM Entre Singapura e Denpasar - Um Voo Curto, Porém AgradávelClasse Executiva do B777-300 da KLM - Créditos para Liveandletsfly

Antes de mais nada, obrigadíssimo à Tarsila e ao Arthur … salve, salve … por nos presentear com o flight review abaixo. Na verdade, os créditos são todos da Tarsila, pois foi ela quem escreveu o texto e o Arthur apenas me enviou o e-mail! 😉

Agora é com você, Tarsila!

Fizemos os voos de ida e volta entre Singapura e Bali com a KLM em business agora em novembro de 2019 e abaixo compartilhamos com vocês nossas impressões. Um fato curioso é que o voo entre Amsterdã e Denpasar é um dos mais longos na malha da KLM.

A business da KLM oferece acesso ao lounge da Dnata no aeroporto de Singapura e ao lounge da Garuda no aeroporto de Bali. Ambos têm uma boa seleção de comidas frias e quentes e uma infinidade de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, além de chuveiro. E a qualidade no atendimento nos lounges refletem integralmente o zelo asiático de serviço.

Detalhes do Voo

  • Rota: Singapura – Denpasar
  • Aeronave: B777-300
  • Poltrona: 3C
  • Hoário de Partida: 17:35h
  • Horário de Chegada: 20:20h
  • Duração: 02:20h

Embarque

O voo KL835 de Singapura (SIN) para Denpasar (DPS) tinha previsão de partida às 17:35h, mas acabou saindo com um atraso de cerca de meia hora. O embarque em si foi bem organizado e não há do que reclamar.

É inevitável reconhecer que o serviço que a KLM oferece compensa esses pequenos atrasos. Especialmente se considerarmos que se trata de um sweet spot, graças ao trajeto antecedente Singapura/Amsterdã (falamos mais sobre isso abaixo).

Cabine

O B777-300 (ou B77W) da KLM tem a configuração 2-2-2 na classe executiva. Veja os detalhes no mapa de assentos abaixo.

Como é Voar na Classe Executiva do B777 da KLM Entre Singapura e Denpasar - Um Voo Curto, Porém Agradável

Classe Executiva do B777-300

Como sempre, a sugestão é evitar as primeiras e últimas filas devido ao barulho vindo da galley, caso seja um voo noturno. Porém, num voo curto como o nosso isso não foi (ou seria) um problema e portanto, qualquer assento escolhido estaria perfeito.

A configuração 2-2-2 não foi um impecilho no nosso caso, pois éramos eu e o Arthur viajando juntos. Para um passageiro solo isso com certeza pode ser um inconveniente e nesse caso os assentos do corredor são a melhor opção.

Como é Voar na Classe Executiva do B777 da KLM Entre Singapura e Denpasar - Um Voo Curto, Porém Agradável

Assento 3C – Corredor

O assento em sim era bastante confortável e não temos do que reclamar. Mas lembrem-se que, devido ao horário, não os usamos como cama. Embora os assentos do corredor sejam mais práticos para quem viaja sozinho, os da janela oferecem mais privacidade para quem deseja dormir.

O acolchoamento dos assentos é bom e minha única ressalva é o afunilamento no descanso para os pés.

Como é Voar na Classe Executiva do B777 da KLM Entre Singapura e Denpasar - Um Voo Curto, Porém Agradável

Controle dos Assentos da Executiva do B77W

Os controles dos assentos eram bem intuitivos e simples de serem usados. Sua localização, entre as poltronas, permitem fácil acesso mesmo quando na posição cama.

Kit de Amenidades

Para um voo de duas horas, ganhamos não só o amenity kit, como também uma casinha holandesa de porcelana em miniatura, um mimo incrível para se colecionar.

Para um voo de duas horas, ganhamos não só o amenity kit, como também uma casinha em miniatura holandesa de porcelana, um mimo incrível para se colecionar.

Casinha Holandesa

Serviço de Bordo

Se por um lado os assentos não contam com aquela privacidade ou decoração das famosas e premiadas executivas da Qatar ou Singapore Airlines, a comida ganha de goleada.

Como é Voar na Classe Executiva do B777 da KLM Entre Singapura e Denpasar - Um Voo Curto, Porém Agradável

Serviço de Bordo

Para mim, os pontos altos das refeições destes voos de ida e volta foram a entrada de salada de camarão (super fresca e no ponto perfeito de cozimento), o prato principal que era um peixe com cuscuz (melhor que de muitos restaurantes que já comi) e o chocolate (branco, ao leite e amargo) em formato de casa holandesa acompanhado de chá ou café.

O que mais poderíamos esperar de um voo de 2 horas? E, para completar, os comissários de bordo eram de uma gentileza excepcional, abordando e servindo os passageiros com uma cortesia natural.

Entretenimento

Não usamos por ser um voo super curto.

Conclusão

Mas afinal como conseguimos emitir essa preciosidade em classe executiva com a KLM? Como esse é um sweet spot, aproveitando que o Boing 777-300 vem da Holanda pra Singapura, esse segundo trecho até Bali usa de todas as comodidades, como refeição completa e conforto de um assento flat-bed, por cerca de R$ 1.800 ida e volta.

Quem sabe, diante de tantos pontos positivos, não valha a pena emitir futuramente o trecho Buenos Aires e Santiago com a KLM de executiva? Nós adoramos e com certeza voaríamos KLM novamente quando uma oportunidade aparecer.