Como Foi a Tua Black Friday de Milhas e Pontos?

Como Foi a Tua Black Friday de Milhas e Pontos?

Passada a correria, e em preparação para Cyber Monday, é hora de contar os mortos e feridos da Black Friday! Como sempre, temos gente feliz, gente muito aborrecida e os indiferentes. E você? Em qual categoria você se encontra?

A querida Beatriz e o super Guilherme, no Twitter, já expressaram as suas impressões. Agora é minha vez e provavelmente venho com um ponto de vista um pouco diferente!

Black Friday Britânica

Quem segue o site sabe que eu divido meu tempo entre Brasil e Inglaterra e é justamente por aqui que quero começar. Enquanto no Brasil nós tivemos basicamente um mês inteiro de Black Friday (ou o tal Esquenta), como vocês hão de se lembrar, o mundo dos pontos e milhas seguiu a vida basicamente indiferente a tudo isso na terra da rainha.

As promoções ou propagandas sobre a Black Friday começaram a aparecer na mídia com maior relevância somente na segunda-feira, dia 25 de novembro. E o grande dia foi, como diria um britânico, uneventiful. Tivemos algumas poucas promoções para se acumular pontos extras aqui e alí, mas nada digno de tirar a listinha de compras da gaveta.

A British Airways e a Virgin Atlantic, as duas principais empresas aéreas britâncias, fizeram algumas promoções para emissão de bilhetes (pagos) a valores reduzidos. Mas novamente, nada de excepcional. E quanto a promoções para emissões de passagens com pontos? Nada, zero!

As redes de hotéis, com suas promoções globais foram as estrelas da semana. Até mesmo a Qatar Airways, que costuma fazer algumas promoções agressivas ficou em silêncio.

Black Friday Brasileiraa

Enquanto isso, no Brasil tivemos exatamente o oposto. Uma enxurrada de promoções para acúmulo de pontos com as empresas que tradicionalmente fazem tais promoções chegando a fazê-las mais de uma vez ao longo do mês.

E é mais que óbvio que tudo isso gera muita expectativa nas pessoas. Afinal de contas, todos pensamos “se dias antes já temos essas promoções, no dia será fenomenal”. Mas infelizmente, no geral não foi bem assim e na minha opinião foi apenas uma continuação do que já vinha acontecendo durante as semanas anteriores.

Foi Tudo Péssimo?

Absolutamente não. Embora já conhecidas, tivemos boas promoções para se turbinar o acúmulo de pontos. Acredito que Livelo e Latam Pass lideraram nessa área. Já a Smiles mandou bem com os cartões de crédito com anuidade grátis.

Como sempre, o TudoAzul foi o mais acanhado de todos os programas. E só fez algumas boas promoções nos últimos dias e dentre elas a das Casas Bahia que chegou a 20 pontos por real gasto em determinados produtos da Samsung.

As Melhores

Olhando as promoções, que tivemos, eu diria que as empresas aéreas fizeram melhor que seus respectivos programas de fidelidade. A Gol definitivamente liderou as promoções e no dia da Black Friday em si, teve ótimas promoções com passagens por R$50 mais taxas. Foram poucas passagens? Claro que foram, mas não poderíamos esperar milhares de passagens a esse preço, certo?

Assim como a Latam, a Azul também teve algumas promoções com descontos interessantes. Mas ambas limitaram os melhores descontos a algumas poucas rotas e aqui acho que poderiam ter feito mais.

E esses descontos, em muitos casos, inviabilizaram algumas promoções para emissão de passagens com pontos reduzidos. Pois ao se comparar o preço de uma passagem com o valor dos pontos necessários para a mesma emissão, era melhor comprar a passagem do que usar os pontos.

O que Faltou?

Se nas rotas nacionais tivemos um festival de promoções, o mesmo não se pode dizer das rotas internacionais. E acho que é exatamente aqui a origem da frustração de muita gente.

Tivemos sim, algumas promoções, mas não foram tão agressivas como esperávamos. Me parece que a Azul não fez nada nesse front. Já a Gol, assim como a Latam, fizeram alguma coisa. Porém nada de cair o queixo.

E se falamos de cabines premium, o caso é de chorar! A Latam chegou até a publicar uma “promoção”, mas os preços não tinham nada de promocional. Para mim eram valores normais.

Conclusão

Mais uma Black Friday que veio e passou. Uns felizes e outros desapontados e o mercado de milhas e pontos no Brasil continua o mesmo! Enchendo os clientes de pontos e depois supervalorizando as emissões!

Mas no geral, comparando com o que vi na Inglaterra, a Black Friday dos milheiros brasileiros esteve boa. Agora vamos esperar a Cyber Monday! 😀