Erros de Tarifas Aéreas (Bug Fares) – Já Ouviu Falar?

Erros de Tarifas Aéreas (Bug Fares) - Já Ouviu Falar?

Todos aqueles que são ligados ao mundo das viagens e que seguem algum blog relacionado ao assunto já devem ter lido, em algum momento, algo sobre error fares, bug de passagens ou tarifas aéreas erradas. Não importa o nome, o “quiprocó” é sempre o mesmo! 😉

O Que São?

Mas no final das contas, o que é isso? Um grande amigo costuma dizer que não são erros, mas sim super descontos dados pelo estagiário!

Agora deixando a brincadeira de lado, vamos lá falar de bug fares! Essas tarifas são bilhetes que acabam entrando nos sistemas de reservas a preços baixíssimos, consequência de algum erro cometido por um funcionário da empresa área no momento de se digitar os parâmetros de preço no sistema.

No passado, muito desses erros passavam despercebidos pela grande maioria das pessoas e as empresas acabavam corrigindo-os sem maiores problemas. No entanto, devido às mídias sociais e aos … blogs de viagens … quando alguém descobre algum erro, a notícia se espalha de forma exponencial e os mais rápidos conseguem emitir passagens antes que a empresa corrija o problema.

Como São Erros?

Os erros podem ser de vários tipos. Veja, de uma forma bem simplificada, dois exemplos abaixo.

Classes Tarifárias

Aos olhos de um passageiro um avião é dividido em:

  • Classe econômica
  • Classe econômica premium
  • Classe executiva

Porém, para a empresa área cada uma dessas cabines é subdividida em um determinado número de sub classes tarifárias. Cada sub classe é representada por uma letra e tem um preço diferente.

Por exemplo, na British Airways a classe executiva leva as letras R, I, D, C e J. A classe R é a mais barata e a J a mais cara.

Acontece que por distração ao se atualizar os preços no sistema, alguém digita o valor de uma classe tarifária em econômica na frente de uma letra que representa a classe executiva, por exemplo. Com isso o sistema passa a “vender” uma executiva ao preço de econômica!

Conexões

Quando se fala em viagens aéreas é possível ir diretamente de A a B ou então de A a B passando por C e D. Cabe à empresa definir quais combinações são possíveis e qual seria o custo de cada uma delas.

Caso não se imponha uma limitação, o sistema teoricamente permite que você viaje de São Paulo a Nova Iorque passando por Frankfurt e Londres pelo mesmo preço de se fazer um São Paulo – Miami – Nova Iorque. Entendeu?!Erros de Tarifas Aéreas (Bug Fares) - Já Ouviu Falar?

Como Consigo?

Conseguir algum desses “achados” é meio que loteria e se resume a estar na hora certa no lugar certo – leia-se na frente do computador, pois esses erros normalmente duram apenas algumas horas.

Além disso, é preciso ter um pouco de sangue frio, pois o resultado é sempre imprevisível. Algumas empresas honram o erro, já outras não querem nem saber e simplesmente cancelam o bilhete. Vide o exemplo recente da El Al que vendeu São Paulo – Tel Aviv, via Nova Iorque, em econômica por menos de mil reais e depois cancelou tudo!

Eu conheço pessoas que vivem caçando esses erros e quando acham alguma coisa, reservam e em menos de 24 horas depois já estão viajando. Eles normalmente não se preocupam se dará problema ou não. Você é assim? Eu não sou! 😐

Se você é do tipo que não tem disponibilidade para reservar e já embarcar, o segredo é reservar e esperar para ver o que vai acontecer. Se em até três ou quatro semanas depois a empresa não cancelar, siga adiante e comece a planejar outros gastos como reservas de hotéis, por exemplo.

Minhas Experiências

Eu já tive a sorte de pegar dois desses erros. Em um deles eu me dei mal e no outro eu me dei bem!

Alitalia

No primeiro caso, eu comprei uma passagem da Alitalia para voar em executiva entre Roma, Paris, Bangkok e Dusseldorf por menos de €500. Basicamente, quem entrou a tarifa no sistema esqueceu de definir as conexões máximas que se poderia fazer para ir entre Roma e Dusseldorf.

Eu tentei ir via Paris e Bangkok. Por que não?!? Bem … a Alitalia não gostou muito da minha ideia e cancelou meu bilhete umas três semanas depois.

Mas tenho amigos que compraram essa mesma passagem numa sexta à noite e no sábado na hora do almoço já embarcaram e chegaram a Sidney na Austrália e depois voltaram para Dusseldorf em classe executiva por €500! 😀

British Airways

No ano passado a British Airways cometeu um erro que ficou no sistema por apenas algumas horas. Eles venderam Edinburgh – Londres – Doha – Penang (ida e volta) em classe executiva a preço de econômica. Eu e uma amiga compramos e no fim das contas a British Airways honrou os bilhetes e nós viajamos!

Conclusão

Espero que esse pequeno tópico tenha servido para lhe dar uma ideia do que se tratam as error fares. Caso você decida encarar um desses no futuro, tenha sangue frio e esteja ciente das consequências, que no caso é o seu bilhete ser cancelado!

Erros de Tarifas Aéreas (Bug Fares) - Já Ouviu Falar?

Londres