Smiles Day – Uma Decepção e Quase Nada de Novo

Smiles Day - Uma Decepção e Quase Nada de Novo

Ontem tivemos o tão esperado Smiles Day, uma campanha especial promovida pela Smiles para celebrar o aniversário do Clube Smiles. Nos dias que antecederam ao evento criou-se muitas expectativas na comunidade dos milheiros e todos achamos que teríamos ótimas promoções que realmente fossem um diferencial para quem acumula milhas na Smiles.

A realidade, no entanto, foi bem diferente e, com uma ou outra exceção, o que tivemos foi uma campanha agressiva da Smiles tentando levar mais e mais pessoas a assinarem os seus clubes de pontos, mas sem oferecer nada realmente especial para quem já os assina. De um modo geral, todas as promoções que ocorreram ontem são ações que a Smiles já tem feito ao longo do ano.

Vejamos as principais ações de ontem!

Acumule até Dez Mil Milhas em Diárias de Hotéis

Smiles Day - Uma Decepção e Quase Nada de NovoEssa é uma campanha que a Smiles faz regularmente e eu inclusive já escrevi sobre isso aqui no site. Veja que a campanha em si é bem interessante, pois os preços oferecidos pelas Smiles são bem competitivos e o cliente tem a chance de turbinar o acúmulo de milhas.

Mas, pelo fato de ser algo feito regularmente, acho que não trouxe nenhum brilho ao Smiles Day.

Transferência de Pontos 

Essas promoções de transferências de pontos, principalmente as de cartões de crédito, são nossas conhecidas e acontecem mais de uma vez por mês. Ontem estávamos todos esperando uma ação conjunta com a Livelo com um bônus de até 100% (ou mais, sendo super otimista) para os assinantes do Clube Smiles.

Smiles Day - Uma Decepção e Quase Nada de NovoPorém, o que tivemos ontem foi algo bem mais modesto e sem criatividade nenhuma. Tivemos apena o repeteco de uma promoção que aconteceu três dias antes onde os clientes poderiam acumular até 80% de bônus ao transferir os pontos do seus cartões de crédito. Vejam que não chegou nem a 100%!

O único diferencial da campanha de ontem foi ter chegado a 80%, já que em todas as últimas o máximo têm ficado entre 70% e 75%.

Assinatura do Clube de Pontos

Smiles Day - Uma Decepção e Quase Nada de NovoEssa foi uma das areas mais agressivas de toda a campanha do Smiles Day, e cá entre nós, acho que foi o único objetivo desse ano – aumentar a todo custo o número de assinantes dos clubes de pontos. Mas veja que até mesmo aqui não tivemos nada espetacular, pois são ações que a Smiles já faz durante o ano.

O diferencial? Talvez ontem tivemos algumas bonificações de pontos extras mais agressivas que o que normalmente acontece. Mas isso foi tudo, infelizmente!

Passagens Aéreas com Desconto

Depois da transferência de pontos bonificada essa foi outra área onde todos tínhamos a expectativa de ver algo realmente interessante. Mas infelizmente não foi o que aconteceu.

Verdade seja dita, ofereceram-se vários trechos com descontos de 40%. Porém, o desconto foi oferecido em cima de um valor alto (quiçá inflacionado artificialmente), resultando numa promoção nada atrativa. Inclusive, vários valores promocionais estavam mais altos que o que a própria Smiles já ofereceu ao longo do ano.Smiles Day - Uma Decepção e Quase Nada de Novo

Por exemplo, o trecho São Paulo (CGH) – Rio de Janeiro (SDU) estava saindo por 4.300 milhas mais taxas. Entretanto, a própria Smiles já fez promoções esse ano onde o trecho saía por 2.700 milhas mais taxas.

Haviam alguns trechos no exterior que estavam até que interessantes. Mas, quantas pessoas conseguirão se beneficiar disso? O que o cliente Smiles quer são trechos nacionais ou internacionais saindo do Brasil a valores competitivos.

Aluguel de Carros

Smiles Day - Uma Decepção e Quase Nada de NovoAqui tivemos algo bom e eu acho que deve ter sido um dos melhores, se não o melhor, percentual de acúmulo de pontos com aluguel de carros do ano e ainda com 15% de desconto. Parabéns!

No entanto, diferentemente do americano, por exemplo, o brasileiro não tem o costume de alugar carros. Sendo assim, essa promoção foi bem limitada e imagino que apenas uma pequena parcela de clientes conseguiram tirar proveito dela.

Por que não fizeram algo parecido com Extra, Ponto Frio ou Megalu, por exemplo?

Cartão de Crédito com Anuidade Grátis

Deixei essa por último de propósito. Sem dúvida, essa foi a melhor promoção da Smiles. Mas veja que o objetivo principal não era dizer obrigado aos que já assinam o clube de pontos e sim atrair mais pessoas para o clube (minha impressão, claro).

Smiles Day - Uma Decepção e Quase Nada de NovoMas deixando isso de lado, volto a repetir que a promoção foi realmente boa e espero que muitas pessoas possam usufruir dos benefícios desses cartões ao longo do próximos meses. Infelizmente, ao mesmo tempo que a promoção foi boa, pelo que tenho visto nas mídias sociais, as pessoas estão tendo problemas especificamente com o Bradesco.

Mesmo nos casos onde os clientes se qualificavam para os cartões que pediram, muitos pedidos foram negados e nenhuma justificativa concreta foi dada. Só digo uma coisa – falta de transparência!

Conclusão

Deixo aqui um pedido, se porventura alguém da Smiles vier a ler esse artigo, melhorem!

Não me induza a assinar o Clube Smiles, faça com que eu queira assinar o Clube Smiles. E como? Oferecendo benefícios e vantagens que sejam efetivamente bons. Lembrem-se, a Smiles tem potencial para ser o melhor programa de milhagens do Brasil nos dias de hoje. Usem isso a seu favor.