Um Tour em Doha – Veja Como Foi a Nossa Experiência

Tour em Doha - Veja Como Foi a Minha ExperiênciaDoha

Quando eu e a Michele fizemos nossa viagem para Penang na Malásia, o nosso tempo de conexão em Doha era de mais de cinco horas. Com tanto tempo disponível, nós decidimos fazer um tour pela cidade.

Aliás, nesse artigo aqui eu falo sobre stop-overs em Doha e quais opções de hospedagem estão disponíveis dependendo do seu tempo de conexão na cidade.

Especificamente nesse artigo eu compartilho com vocês como foi a nossa experiência e, no fim das contas, se vale ou não a pena encarar o tour que fizemos.

Reserva do Tour

Através desse site aqui a Michele reservou o nosso tour, ao custo de US$21 por pessoa. Como não tínhamos certeza se conseguiríamos fazer o tour das 18:00h horas devido ao horário da nossa chegada em Doha, a Michele reservou o tour das 20:00 horas. Clique aqui para ler como foi o meu voo entre Londres e Doha.

Porém, como depois nos demos conta que seria possível fazer o tour das 18:00 horas, a Michele escreveu para a Qatar pedindo para antecipar o nosso tour. Eles nunca nos responderam e quando chegamos em Doha decidimos arriscar e comparecer no local indicado para o tour das 18:00 horas.

Tour em Doha - Veja Como Foi a Minha Experiência

Ônibus Usado no Tour por Doha

No final das contas, ninguém nos perguntou absolutamente nada e acabamos fazendo o tour no horário que queríamos!

Imigração

Como você deve imaginar, para fazer o tour é preciso passar pela imigração e aqui as coisas ficaram “interessantes”! 😀

Assim que desembarcamos começamos a perguntar como deveríamos proceder para fazer os procedimentos de imigração e comparecer ao ponto de encontro. Acho que perguntamos para uns cinco funcionários da Qatar que vimos pelo caminho e, pasmem, as respostas foram entre “eu não sei” ou “siga para a área de desembarque e lá vocês encontrarão as informações que precisam”!

No fim das contas, fomos pelo nosso instinto e acabamos numa área responsável por conceder vistos de curta permanência. Uma vez lá, descobrimos que havia uma área exclusiva para passageiros VIP, ou seja, quem viaja em classe executiva ou primeira classe.

Tour em Doha - Veja Como Foi a Minha Experiência

Aeroporto de Doha

Infelizmente, não era permitido tirar nenhuma foto do espaço, mas lhes garanto que era um luxo só! Agora a imigração em si foi surreal!

Haviam apenas duas posições de controle de passaportes e ambas tinham duas garotas trabalhando. A que carimbou o meu passaporte estava com um fone de ouvido e nem o tirou para conversar comigo.

Ao lhe explicar o que eu iria fazer, a sua reação foi como se eu estivesse falando grego com ela. Nisso, ela começou a fazer perguntas em árabe para a garota que estava atendendo a Michele. No final ela carimbou o meu passaporte e me deixou passar e, claro, eu nunca soube o que elas conversaram! 😊

Ponto de Encontro

Depois de perguntarmos para duas pessoas, finalmente chegamos no ponto de encontro. E alí fomos orientados a esperar até o horário do passeio onde alguém viria falar com a gente.

E aqui fizemos um vexamezinho! Havia um grupo de pessoas que julgamos estarem esperando para fazer o tour e em determinado momento todos eles foram para uma das saídas do aeroporto. Claro que eu e Michele os seguimos!

Embaraço total para nós, pois eles estavam apenas indo para um hotel e as pessoas do tour vieram atrás de nós dizendo para voltarmos para os nossos lugares que aquele não era o tour! 😐

Quinze minutos depois do horário marcado para o início do passeio alguém apareceu com uma lista de nomes e nos levou até o ônibus.

O Tour

Como o nosso tour foi quase todo pela noite, infelizmente não conseguimos tirar muitas fotos dos lugares que visitamos.

Tour em Doha - Veja Como Foi a Minha Experiência

Doha ao Fundo – Primeira Parada do Tour

No ônibus havia uma guia nos esperando e quando a viagem começou ela ia explicando cada ponto por onde passávamos. Se você fizer o tour, você notará que existe um viés político muito grande, onde se exalta a todo momento as maravilhas de se viver – como um expatriado, diga-se de passagem – em Doha!

O tour cobre os principais pontos de interesse de Doha. A primeira parada é uma das melhores, pois você consegue ver o centro de Doha ao fundo – a foto principal desse artigo.

Tour em Doha - Veja Como Foi a Minha Experiência

Mercado Souq Waqif

Na sequência, o ônibus parou em determinados locais que para ser sincero a impressão que nos deu era que as paradas tinham como objetivo “vender” Doha aos estrangeiros. Um dos pontos interessantes foi uma mesquita, que nos pareceu muito bonita. Mas devido ao horário não pudemos entrar.

Fomos levados também para um shopping center do lado de uma marina com lojas e barcos super luxuosos. Como esperado, não havia muita gente por lá.

Tour em Doha - Veja Como Foi a Minha Experiência

Mercado Souq Waqif

Já no retorno para o aeroporto nós paramos em um mercado, o Souq Waqif. E honestamente, foi o segundo melhor momento da visita. Lá tivemos a oportunidade de ver pessoas, lojas e restaurantes “normais”. Muitos imigrantes, como era de se esperar, mas acima de tudo pessoas que nos pareceram Qataris.

E sabe qual foi a nossa surpresa? Esse mercado fica do outro lado da rua do ponto onde fizemos nossa primeira parada para tirar as fotos do centro de Doha. Embora não seja possível, o meu lado sarcástico sugere que o ideal seria começar o tour e assim que o ônibus fizer a primeira parada você deveria ir para o mercado e esperar o ônibus completar o tour e aí voltar para o aeroporto com o grupo. 😀

Conclusão

Antes de mais nada me surpreendeu a falta de informação e organização de tudo o que diz respeito ao tour. Como é algo amplamente divulgado no site da Qatar, eu imaginava que fosse do total conhecimento de todos os colaboradores da empresa em Doha e que o processo foi bem mais simples. Porém, não é e você precisará de uma boa dose de paciência!

Tour em Doha - Veja Como Foi a Minha Experiência

Museu de Arte Islâmica ao Fundo

Agora você deve estar se perguntando se o tour vale a pena, certo? Minha resposta é sim, vale a pena.

Primeiro, se você tem várias horas no aeroporto, o tour te ajudará a passar o tempo. Além disso, será mais um número na tua lista de países visitados. Afinal de contas, vamos combinar que ficar no aeroporto não conta como visitar um país, certo?

Segundo que o fazer o tour, ainda que de forma super limitada, você terá a chance de ver um pouquinho da “real Doha”. E aqui estou falando principalmente da última parada no mercado.