A Smiles e a Inflação nas Promoções de Emissão de Passagens com Pontos – Fique Atento!

A Smiles e a Inflação nas Promoções de Emissão de Passagens com Pontos - Fique Atento!

Quem segue o site sabe que eu sempre escrevo sobre as promoções de passagens (pagas e com milhas) da Gol, LATAM e Azul. Porém, ao fazer isso, eu comecei a prestar atenção nas variações de preço entre uma promoção e outra, não só entre as empresas como também em cada uma delas.

Nesse artigo eu vou focar unicamente em passagens emitidas com milhas. Dentre as três empresas brasileiras e pelo que venho observando ao longo dos últimos meses a Smiles é a que tem a maior oscilação no valor das passagens entre uma promoção e outra. E é justamente isso que eu discuto aqui.

Aliás, esse artigo não traz nada de novo que os milheiros experientes já não saibam! Se você é um deles, você provavelmente pode parar de ler por aqui. 😉

Abaixo eu mostro alguns exemplos de promoções passadas e a data na primeira coluna da esquerda é referente ao dia que eu publiquei o artigo aqui no site.

São Paulo – Presidente Prudente

Data Preço (Cliente Diamante e Clube Smiles) Preço (Cliente Smiles)
09 de agosto 3.900 5.000
07 de julho 4.800 5.400
02 de junho 5.800 6.000

São Paulo – Curitiba

Data Preço (Cliente Diamante e Clube Smiles) Preço (Cliente Smiles)
09 de agosto 3.400 3.700
07 de julho 3.600 3.800
19 de junho 8.400 10.200
02 de junho 3.800 4.000

São Paulo – Recife

Data Preço (Cliente Diamante e Clube Smiles) Preço (Cliente Smiles)
09 de agosto 17.200 19.400
07 de julho 19.400 20.400

São Paulo – Rio de Janeiro

Data Preço (Cliente Diamante e Clube Smiles) Preço (Cliente Smiles)
19 de julho 8.400 10.200
07 de julho 2.700 2.900
02 de junho 2.900 3.000

São Paulo – Belo Horizonte

Data Preço (Cliente Diamante e Clube Smiles) Preço (Cliente Smiles)
19 de julho 8.800 10.600
07 de julho 2.800 2.900
22 de junho 2.700 2.800
A Smiles e a Inflação nas Promoções de Emissão de Passagens com Pontos - Fique Atento!

Montevidéu

Conclusão

Olhando as tabelas acima, vê-se que os valores podem flutuar consideravelmente entre uma promoção e outra. Em especial, a promoção que eu publiquei no dia 19 de julho foi uma das piores, pois os valores não tinham nada de “promoção”!

Como a Smiles usa uma tabela dinâmica onde a quantidade de milhas necessárias para se emitir uma passagem flutua entre um valor mínimo e máximo, isso potencialmente explica a variação dos preços das passagens.

No entanto, algo que me intriga é que o desconto que a Smiles aplica sobre os valores dos bilhetes é em relação a um valor “padrão”, que muda de uma promoção para outra. Agora eu não tenho nem ideia como eles chegam a esse valor se a sua tabela de preços é dinâmica! Alguém tem alguma ideia? 😐

Com o mercado de pontos e milhas mostrando um crescimento saudável, temos mais e mais pessoas acumulando e gastando pontos. Isso é ótimo, claro!

No entanto, os novatos(as) “na área” que têm a Smiles como o seu programa principal precisa ficar atentos(as). Muitas vezes, o que é uma “promoção” pode na verdade ser um mau negócio. Além de comparar os valores de uma promoção com promoções passadas, é importante também olhar quanto custaria um bilhete pago. Com as constantes promoções, muitas vezes pode fazer mais sentido comprar uma passagem e guardar os pontos!

A propósito, se você ainda não o faz, siga-nos em nosso Twitter e Instagram.