Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!

No dia 5 de agosto a British Airways fez o primeiro voo comercial com o seu novo A350 entre Londres e Madri. Antes da decolagem houve um pequeno evento no Aeroporto de Heathrow para a mídia e o voo em si, como era de se esperar, foi bem especial. Quer saber os detalhes?

Me acompanhe nesse review que eu conto tudo para vocês! 😉

Recepção

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!Quando eu cheguei no aeroporto eu me dirigi para uma posição de check-in reservada especialmente para o voo do A350. Eu diria que o trabalho do time de marketing foi excelente!

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!Ficou claro não só no check-in, mas ao longo de todo o dia, que a British Airways escolheu os seus melhores funcionários para o voo inaugural. Era visível o quão orgulhosos eles estavam por estarem ali representando a empresa em um momento tão especial.

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!Uma vez terminado o check-in eu me dirigi diretamente ao Terminal 5B onde o A350 já estava no gate nos esperando. Ao redor do portão de embarque havia um bolo e cupcakes celebrando os 100 anos da British Airways e o A350.

Alex Cruz

Depois de ficar admirando o A350 por alguns minutos eu me dirigi para um dos lounges da BA no Terminal T5B onde o Alex Cruz, presidente da empresa, fez uma pequena apresentação. Era visível que ele estava muito orgulhoso de finalmente ter o A350 entrando na malha da empresa.

Durante a sua apresentação ele falou sobre a renovação da classe executiva da empresa que, ao final do projeto, terá 11.000 Club Suites instaladas cobrindo toda a frota de longo alcance da British Airways. Ele destacou também que o A350 vem para substituir os B747-400 que estão sendo gradativamente retirados de serviço.

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!

Como era de se esperar, perguntaram ao Alex Cruz sobre a primeira classe. Ele deixou claro que a British Airways continuará tendo primeira classe, porém foi bastante vago sobre como serão os novos assentos. Uma coisa que já sabemos é que o número de assentos irá reduzir de 14 para 8 e já estarão disponíveis nos B777 que estão sendo reformados no momento.

E para finalizar, nos foi confirmado que, ao contrário da Qatar Airways que tem um serviço diferenciado em suas QSuites, o serviço da classe executiva do A350 será exatamente o mesmo do restante da frota.

Embarque

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!Nosso embarque aconteceu antes dos demais passageiros para que tivéssemos a oportunidade de tirar fotos e explorar todos os detalhes da aeronave. Nesse artigo eu falarei apenas da classe executiva e em uma outra oportunidade escreverei sobre a classe econômica e a econômica premium.

Nossos assentos foram alocados com antecedência e eu, infelizmente, peguei um assento no corredor e não na janela. Porém, com a configuração 1-2-1 isso não é mais um problema!

Como esse foi o voo inaugural, o serviço de bordo foi uma combinação dos serviços oferecidos nos voos intra-europeus (Club Europe) e de long alcance (Club World). Ou seja, com isso foi possível ter uma ideia de como será o serviço nos voos de longo alcance. Um detalhe que eu achei legal, foi que no meu assento havia um certificado de que eu fiz parte do voo inaugural! 😉

I was offered a choice of sparkling wines and some nuts as a welcome drink. This was different from both Club Europe and Club World. The new Club World Champagne glasses were in use. They looked better in the flesh than I imagined, but I am sad to see the stemless ones go, being on the clumsy side!A bebida de boas-vindas era espumante (para se escolher, pois havia mais de um) e castanhas. A propósito, isso foi diferente do que é oferecido hoje tanto na Club Europe quanto na Club World. E as taças usadas foram as novas taças que já estão em uso na Club World e para ser honesta, elas são mais bonitas do que eu imaginei.

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!Outro detalhe foi que nos deram os Amenity Kits especiais que estão sendo distribuídos nos voos intercontinentais ao longo do mês de agosto para celebrar os 100 anos da British Airways.

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!Os produtos da White Company, a manta e o pad para o assento, não foram distribuídos durante o voo. No entanto, nos deram os travesseiros e isso foi bom, pois tive a oportunidade de testar o quão confortável eles são nos novos assentos.

A Cabine e os Assentos

Como já mostramos anteriormente, os assentos na classe executiva tem o formato 1-2-1. Veja o layout da classe executiva na foto abaixo.

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!A cabine do A350 é enorme, mas ao contrário do B777, passa uma sensação de privacidade. Na minha opinião isso tem a ver com as portas dos assentos.

Uma das coisas que eu percebi é que os bins acima dos assentos do meio são bem altos e um pouco difícil de serem alcançados se você não for alto. Já os bins sobre os assentos das janelas são mais baixos e meio desconfortáveis para quem é alto!

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!Todos os assentos têm acesso direto aos corredores e efetivamente passam a sensação de privacidade. Quando o assunto são os melhores assentos, eu diria que os das primeiras filas das duas cabines da classe executiva são os melhores. Isso porque eles oferecem mais espaço para os pés.

E por falar nas duas cabines, eu acho que num voo diurno não há problema algum viajar na cabine menor. Já num voo noturno isso pode ser um problema, pois ela está do lado da galley (cozinha), o que pode ser meio barulhento!

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!Bem … agora deixe-me focar no assento e falar do seu conforto para sentar e dormir. Na minha opinião, os assentos são bem confortáveis, inclusive quando estão na posição onde alguém estaria se estivesse trabalhando durante o voo.

Eu tenho 1.70m e não consegui colocar meus pés no descanso de pernas quando o assento estava na posição vertical sem reclina-lo um pouco. Entretanto, o assento tem um apoio para as pernas que funciona independentemente do assento estar reclinado ou não e isso permite que as pessoas fiquem com as pernas na horizontal sem ter que reclinar o assento.

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!O controle remoto do assento tem um aspecto bem moderno e é de simples utilização. Ele tem três posições pré-definidas para a poltrona, mas também permite que o passageiro mova cada parte do assento individualmente.

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!Eu testei o assento na posição horizontal (cama) por algum tempo e o achei confortável e bem macio. Claro que tenho que testa-lo em um voo intercontinental! 😉

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!Como eu costumo dormir de lado, eu também testei o assento nessa posição e achei que o mesmo tem espaço o suficiente.

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!

Espaço para Guardar Objetos Pessoais

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!Nem preciso dizer que os novos assentos são infinitamente melhores que os atuais nesse aspecto. Para começar, existem dois compartimentos laterais que abrem ao toque de um botão.

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!Esses dois compartimentos são perfeitos para se guardar os pertences durante a decolagem e aterrisagem. Aliás, o compartimento maior é onde fica o controle remoto e a tomada.

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!Existe ainda um terceiro compartimento que é aberto e só pode ser usado durante o voo. Ele é perfeito para se colocar a garrafa de água. E por último, um terceiro compartimento que vem com um espelho!

Privacidade

A privacidade que os novos assentos oferecem é excelente! Para quem está acostumado a viajar com a British Airways, chega de ficar tentando encontrar uma posição para evitar olhar nos olhos do outro passageiro.

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!Bastou eu puxar o divisor entre os dois assentos e eu fiquei completamente isolada. Eu não via ninguém a partir da minha poltrona – mesmo com a porta da suite aberta.

Eu fechei a porta da minha suite, pois queria testar se eu me sentiria sufocada pelo pouco espaço. No entanto, acho que pelas mesmas não serem altas, eu não tive essa sensação. Veja abaixo uma foto de uma das suites do meio com a porta fechada.

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!E por último uma foto de um dos quatro lavatórios da classe executiva.

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!

Serviço de Bordo

Durante o voo para Madri foi servido uma refeição, que pelo horário do voo foi almoço. A serviço foi algo como uma refeição da Club World, porém em uma única bandeja. Veja o menu abaixo:

Como se pode ver, o menu tinha uma mensagem especial por ser o primeiro voo do A350.

O menu das bebidas, incluindo champanhe e os vinhos.

Na sequência as demais bebidas do menu e por último as opções de entrada, prato principal e sobremesa.

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!As refeições estavam totalmente alinhadas com o que eu teria se estivesse fazendo um voo de longa distância na Club World (executiva) da British Airways, com exceção da sobremesa! A comida estava deliciosa, porém para um voo de apenas 1h e 40min as coisas tiveram que ser meio rápidas.

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!A mesinha tem uma característica que eu gostei bastante. Além de você poder trava-la em diferentes posições, há espaço o suficiente para você se levantar do seu assento com a mesa estendida e a bandeja em cima. Isso é ótimo!

Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!

Club World Kitchen na Galley

Inclusive a Club Kitchen estava com todos os items que alguém encontraria em um voo intercontinental.

Entretenimento, Wifi e Carregadores de Baterias

Outra grande melhoria é o tamanho da tela nos assentos da Club Suite. As novas telas são 40% maiores e de alta definição. Assim como as telas atuais, as novas podem ser controladas com toques diretamente na retina ou então através do controle remoto. Em alguns momentos eu notei que a tela demorava um pouco para responder aos meus comandos, mas nada muito sério.

The TV screen was also a massive step up from the current Club World screens. It was 40% larger than the current one and HD. Like now, the screen can be controlled on the screen itself by touch or by using the handheld remote. I found the screen a little lagging at times, but no so much as to be a nuisance. The entertainment had all the usual categories though such as films, TV and games. I didn’t have much time to explore the selections but there were plenty of new options as well as some special BA programmes. There was a moving map, but sadly BA did not go for the camera option on their A350s which allows you to see views outside the aircraft. For charging there are a multi-country socket and two USB ports. These are housed in one of the storage compartments, so there is enough of a gap for the leads to run under the lid. The aircraft had wifi with the usual long haul pricing displayed, but everyone got it for free on this flight. I got it working, and it seemed to work well if a little slower than usual. This is probably due to the sheer numbers of people using it since it was free! Plus a cabin full of bloggers on social media!A programação é bem parecida com a atual em termos de filmes, vídeos e jogos. Eu não tive muito tempo para investigar tudo o que estava disponível, mas notei que haviam vários lançamentos, assim como algum programas especiais da British Airways.

Assim como em outras empresas, é possível ver o mapa com o status do voo. Infelizmente a BA optou por não instalar as câmeras externas que permitem assistir a decolagem e aterrisagem, por exemplo.

As poltronas têm uma tomada para diferentes tipos de carregadores (não chega a ser universal) e duas entradas USB. Como eu disse acima, os carregadores ficam dentro de um dos compartimentos, então há bastante espaço para deixar todos os cabos por ali enquanto os aparelhos são recarregados.

The TV screen was alsoThe TV screen was also a massive step up from the current Club World screens. It was 40% larger than the current one and HD. Like now, the screen can be controlled on the screen itself by touch or by using the handheld remote. I found the screen a little lagging at times, but no so much as to be a nuisance. The entertainment had all the usual categories though such as films, TV and games. I didn’t have much time to explore the selections but there were plenty of new options as well as some special BA programmes. There was a moving map, but sadly BA did not go for the camera option on their A350s which allows you to see views outside the aircraft. For charging there are a multi-country socket and two USB ports. These are housed in one of the storage compartments, so there is enough of a gap for the leads to run under the lid. The aircraft had wifi with the usual long haul pricing displayed, but everyone got it for free on this flight. I got it working, and it seemed to work well if a little slower than usual. This is probably due to the sheer numbers of people using it since it was free! Plus a cabin full of bloggers on social media! a massive step up from the current Club World screens. It was 40% larger than the current one and HD. Like now, the screen can be controlled on the screen itself by touch or by using the handheld remote. I found the screen a little lagging at times, but no so much as to be a nuisance. The entertainment had all the usual categories though such as films, TV and games. I didn’t have much time to explore the selections but there were plenty of new options as well as some special BA programmes. There was a moving map, but sadly BA did not go for the camera option on their A350s which allows you to see views outside the aircraft. For charging there are a multi-country socket and two USB ports. These are housed in one of the storage compartments, so there is enough of a gap for the leads to run under the lid. The aircraft had wifi with the usual long haul pricing displayed, but everyone got it for free on this flight. I got it working, and it seemed to work well if a little slower than usual. This is probably due to the sheer numbers of people using it since it was free! Plus a cabin full of bloggers on social media!A aeronave já vem equipada com wifi e mostrava os preços que são praticados nos voos de longa distância. Porém, nesse voo em particular não nos foi cobrado pelo seu uso.

Eu me conectei e funcionou bem. A conexão era um pouquinho mais lenta do que o normal. Talvez isso se explique pelo fato de que como era de graça todo mundo deve ter se conectado para compartilhar fotos da experiência no voo inaugural. Afinal de contas a cabine estava quase toda tomada por bloggers! 😀

Conclusão

Embora não se possa ter uma visão realística de uma nova cabine em um voo curto focado na mídia e bloggers, a experiência serviu para me dar uma boa ideia de como é voar na Club Suite.

Por incrível que possa parecer para muita gente, eu acho os assentos atuais confortáveis, mas odiava a falta de privacidade, de espaço para guardar os meus objetos pessoais e acesso direto ao corredor. A nova Club Suite resolve todos esses problemas e me parece que oferecerá um sistema de entretenimento bem melhor.

É óbvio que a nova Club Suite da British Airways não está no mesmo nível da QSuites da Qatar, mas eu achei o assento mais confortável quando na posição cama e creio que isso se deve ao mattress pad que a BA fornece. No geral, o produto é excelente e deixa a British Airways no mesmo nível de outras empresas aéreas internacionais de primeira linha!Veja Como Foi o Primeiro Voo Comercial do A350 da British Airways – Nós Estávamos a Bordo!