Belmond Hotel das Cataratas – Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?

Belmond Hotel das Cataratas - Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?Belmond Hotel das Cataratas - Vista Aérea

Via de regra, hotéis de luxo sempre buscam associar-se a destinos pitorescos na tentativa de sobressair-se em relação aos seus concorrentes. No entanto, como é de se esperar, poucos conseguem atingir esse objetivo. No Brasil, o grupo Belmond conseguiu estabelecer-se no que são possivelmente os dois cartões postais mais famosos do país – Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu.

Neste artigo (review) vou mostrar para vocês como foi minha estadia no Belmond Hotel das Cataratas. O hotel fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina e próximo à fronteira com o Paraguai. Como o hotel está dentro do parque, que é um patrimônio histórico da humanidade, o prédio em si também acaba sendo protegido. E acho que é exatamente isso que o torna interessante.

Clique aqui para ler o que vi e fiz em Foz do Iguaçu nos três dias que estive lá.

Tranporte Aeroporto – Hotel

Aqui vem um ponto que pode desapontar alguns. Como o hotel fica dentro de uma área de conservação, carros particulares não são permitidos e devem ser deixados não entrada do parque, onde há uma pequena sala de espera do hotel. Os hóspedes podem usar as vans do hotel que rodam o tempo todo entre a recepção e os portões do parque e de lá seguir em taxis ou Uber.

Belmond Hotel das Cataratas - Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?

Frente do Hotel

Mas voltando ao transporte entre o aeroporto e o hotel, assim que desembarcamos e pegamos nossas malas eu chamei um Uber. O mesmo veio rapidinho, me custou uns R$15 reais e em menos de 10 minutos estávamos na entrada do parque. Outra opção é reservar um carro do hotel com antecedência e neste caso o mesmo te levará diretamente à recepção do hotel.

No nosso caso, assim que o Uber nos deixou na entrada do parque um funcionário do hotel já veio ao nosso encontro, pegou as malas e nos levou até a sala de espera onde nos ofereceu água, chá, café e bolachas e nos passou também os detalhes da conexão de internet caso quiséssemos usar. Depois de uns dez minutos a van do hotel chegou e nos levou até a recepção. A não ser que você esteja viajando com muitas malas, a combinação Uber e van funciona muito bem.Belmond Hotel das Cataratas - Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?

E aqui começa a parte interessante! Enquanto os trajetos entre aeroporto e hotel passam despercebidos quase todas as vezes aos olhos dos hóspedes, a pequena viagem de 12km entre os portões do parque e a recepção do hotel é uma aventura em si para aqueles com olhos mais atentos! Tudo o que se vê nesses poucos minutos são árvores e mais árvores que te dão a impressão de uma viagem ao desconhecido. A velocidade máxima de 30km/h e a simpatia do motorista contribuíram, e muito, para o encantamento.

Belmond Hotel das Cataratas - Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?

Hotel ao Entardecer

A viagem pode ter sido interessante, mas a chegada ao hotel foi ainda mais surpreendente. À minha direita eu tinha a visão das cataratas e toda sua grandiosidade e à esquerda o charmoso prédio do hotel Belmond com seu estilo colonial e cor pastel. Eu não sabia se olhava para a direita ou para a esquerda. Não sei se foi coincidência ou é algo proposital, mas o motorista fez uma pequena parada de alguns segundos em um ponto estratégico que nos deu a oportunidade de apreciar a vista um pouco mais antes de chegarmos na recepção do hotel.

Belmond Hotel das Cataratas - Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?

Perua Combi VW do Lado do Hotel

Assim que a van parou na frente do hotel, um porteiro se encarregou das bagagens enquanto outro nos levou até o balcão de check-in.

Check-in

Até este momento foi tudo perfeito. Mas aqui é que o real contato com o hotel começaria. Assim que chegamos no balcão fomos recebidos pela Marília falando em português, mas ao notar que meu amigo não falava a língua, ela imediatamente mudou para o inglês, aliás perfeito, e a conversa continuou sem interrupções. A Marília foi super-rápida com o check-in e no fim ainda tive uma pequena surpresa, me deram um upgrade!Belmond Hotel das Cataratas - Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?

Eu fiz minha reserva através do site Kaligo (falo mais sobre isso abaixo) e pedi algumas coisas com relação ao meu quarto. Para a minha surpresa a Marília não apenas comentou os pedidos que eu havia feito, como também os confirmou todos! Honestamente, eu não esperava.

Assim que entramos no hotel, notei um perfume no ar que combinava muito bem com a manhã ensolarada e quente. Outro detalhe é que havia água com fatias de limão em uns potes ao lado da recepção. Ponto positivo!

Quarto

Após terminado a check-in, a Marília nos acompanhou até o quarto enquanto nos passava algumas informações adicionais sobre o hotel tais como os diferentes restaurantes, opções de passeios e o horário do café da manhã.

Belmond Hotel das Cataratas - Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?

Quarto Deluxe com Vista para o Jardim

Ao chegarmos no quarto, me foi dito que as sandálias Havaianas que estavam no guarda-roupas eram um presente (imagino ser popular com os hóspedes estrangeiros) e que o que estava no minibar era gratuito, porém tudo o que fosse reposto seria cobrado. Claro que fiquei feliz com o minibar gratuito, mas minha felicidade durou até eu abrir o danadinho! Para minha tristeza, só tinha água com e sem gás e alguns refrigerantes! 😀

A melhor parte, no entanto, foi o presente de boas-vindas. Um prato com alguns doces e digo que foi a melhor parte, porque era algo que eu não esperava!

Belmond Hotel das Cataratas - Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?

Meu Presente de Boas-Vindas

Em termos dos móveis e decoração do quarto, tudo estava bem alinhado com o estilo colonial do hotel, onde madeira de cor escura predominava. Como eu disse acima, o hotel gentilmente me deu um upgrade e meu quarto tinha uma pequena varanda olhando para o jardim interno e uma cama king size. Outro detalhe bem legal que eu notei no quarto, era um pequeno vazo no criado mudo com uma orquídea.

Belmond Hotel das Cataratas - Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?

Vista da Suíte com Piscina

Como em qualquer outro hotel as suítes são os melhores quartos e aqui elas vêm em duas opções. Uma delas, no primeiro andar com vista para as cataratas, ou as do térreo que nesse caso tem uma piscina particular que podem inclusive ser compartilhadas por dois quartos.

Banheiro e Produtos de Banho

O banheiro era de bom tamanho com a pia em um mármore de cor clara. No entanto, a melhor parte eras os azulejos portugueses que iam do chão até a metade da parede, com certeza uma referência ao estilo colonial do hotel.

Belmond Hotel das Cataratas - Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?

Banheiro com Azulejos Portugueses

Os produtos de banho eram da Granado. Lembram-se dos sabonetes Phebo? Pois bem, são da mesma empresa. Vejo isso como uma boa ação do hotel ao usar marcas brasileiras, assim como as havaianas, para conectar os hóspedes estrangeiros com o país.

Belmond Hotel das Cataratas - Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?

Produtos de Banho e Óculos

De um modo geral, noite que toda a equipe põe muita atenção aos pequenos detalhes. Porém, isso fica extremamente claro no serviço de quarto. Já fiquei em vários hotéis onde meus produtos de higiene pessoal são cuidadosamente colocados sobre as toalhinhas de mão na pia. Mas nunca ninguém havia feito um envelope com as toalhas para guardar meus óculos ou então enrolado o cabo do meu carregador de celular com um laço! A equipe de arrumadeiras está de parabéns!

Belmond Hotel das Cataratas - Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?

Atenção aos Mínimos Detalhes

Concierge

Começo dizendo que minha experiência com concierges tem seus altos e baixos. Sempre acho que eles querem me induzir a fazer um passeio que eu não quero! Mas … sempre vou pedir informação para eles, acho que não aprendo a lição!

Bem, agora o caso! Meu amigo pegou um mapa da área que indicava quais animais silvestres poderiam ser vistos no parque. Então ele perguntou à atendente se havia algum lugar em específico para ver os animais e ela respondeu … no parque! Bem … obrigado! 😀

Felizmente, minha impressão com o concierge foi revertida. Nas demais vezes que precisei de algo o Felipe estava por lá e o cara é nota dez. Atencioso, conhece bem o hotel e o parque, mas o mais importante, sabe como lidar com os hóspedes.

Restaurantes

O hotel tem dois restaurantes e um bar. O primeiro é bem sofisticado, uma coisa do tipo fine dining, e precisa ser reservado com antecedência. Já o segundo não é tão sofisticado quanto o primeiro e fica do lado da piscina. Neste restaurante é servido café da manhã e também rodízio quase todos os dias durante o jantar.

Belmond Hotel das Cataratas - Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?

Varanda do Bar com Vista para as Cataratas

No que diz respeito ao café da manhã, a variedade dos pratos era impressionante. Com certeza deve estar entre os três melhores cafés da manhã de hotéis que já provei. Para quem gosta de pães seria um paraíso, pois havia de todos os tipos. Os embutidos e bolos também não deixavam nada a desejar, assim como os sucos que eram todos naturais – nada de sucos de caixinhas!

Na primeira manhã no hotel eu notei que havia até vinho espumante no café da manhã, mas não tive a oportunidade de provar. Eu, como sempre, estava atrasado para um passeio que havíamos agendado para logo cedo. No Segundo dia, quando cheguei para o café da manhã, eu não vi o espumante e perguntei para uma das funcionárias, que imagino ser a gerente, onde estava o balde com a bebida que eu havia visto no dia anterior. Bem … primeiro ela simplesmente me ignorou e nem olhou para mim, depois de uma maneira seca apenas disse que o espumante não fazia parte do café da manhã! 🙁

Belmond Hotel das Cataratas - Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?

Café da Manhã

Não sei se ela imaginou que eu iria pedir uma taça … com certeza eu iria! 😀 …. ou estava num daqueles dias sem paciência para lidar com perguntas de hóspedes chatos. Em qualquer outro hotel um comportamento como esse passaria despercebido, mas quando você se hospeda em um hotel de luxo onde a atenção aos detalhes e a satisfação do cliente são vistos como prioridade máxima, qualquer pequeno deslize salta aos olhos imediatamente.

Belmond Hotel das Cataratas - Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?

Café da Manhã ao Lado da Piscina

Eu não visitei o restaurante mais sofisticado, então não tenho como comentar. Mas asseguro que o restaurante ao lado da piscina é ótimo para um jantar no fim do dia. No entanto, sem dúvida alguma o bar, mais precisamente a varanda, é a melhor de todas as opções. Lá é possível apreciar o entardecer, com a vista das cataratas ao fundo e com um pouco de sorte ver algum tucano voando por perto do hotel. Tudo isso fica ainda melhor se você estiver tomando uma caipirinha! O hambúrguer servido no bar é delicioso. Recomendo!

Academia e Piscina

O hotel tem uma pequena academia com vista para o jardim e para a piscina, que eu vi de passagem no caminho para o bar! Falando sério agora. Embora a academia seja pequena, ela oferece os equipamentos básicos que alguém precisa para um bom treino. Mas cá entre nós, com o tanto que se anda em Foz do Iguaçu, acho que perder um dia de academia não fará falta.

Belmond Hotel das Cataratas - Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?

Piscina

Enquanto a academia pode ser deixada de lado, a piscina do hotel é parada obrigatória. Como a ela é aquecida, pode ser usada bem cedo ou no fim da tarde. O pessoal que trabalha na área é super simpático e assim que veem um hóspede chegando já levam as toalhas e o cardápio do bar. Além disso, se você puxar conversa, batem um bom papo com você.

Como Reservar

Como eu comecei a planejar minha viagem para Foz do Iguazu com bastante antecedência e meu plano era ficar no Belmond, então fiquei de olho nas promoções. Em determinado momento o site Kaligo fez uma boa promoção e eu acumulei 19.200 pontos com a reserva, que eu depois transferi para o Executive Clube da British Airways. Se pesquisado com calma, isso dá uma passagem de ida e volta dentro do Brasil com a LATAM.

Mas não se esqueça de comparar o que você pagaria se estivesse reservando diretamente com o hotel, que normalmente é mais barato. Nesse caso, eu paquei um pouquinho mais por usar o Kaligo, mas achei que valei a pena dado o número de pontos que eu ganhei.

Conclusão

No geral, minha estadia foi ótima e se eu voltar a Foz do Iguaçu me hospedo no Belmond Hotel das Cataratas novamente. Pensando na experiência como um todo, naquelas memórias que se leva para casa, o atendimento e o entardecer na varanda do bar são as melhores lembranças.

Eu acredito que para quem vai para Foz do Iguaçu com o objetivo de curtir o Parque Nacional do Iguaçu, o hotel é o melhor lugar para se hospedar. Como o parque abre às 09:00h e fecha às 17:00h, tivemos o parque só para nós pela manhã e no fim do dia. Foi uma ótima experiência caminhar pelas trilhas e chegar perto das cataratas sem todos os visitantes por perto. Aliás, eu recomendo levantar-se cedo e ir ver o amanhacer perto das cataratas. É um espetáculo de cores!

Os dois pequenos problemas com o Concierge e no café da manhã são coisas que infelizmente podem acontecer sempre. E como eu disse acima, só saltam aos olhos porque quando se está em um hotel de luxo espera-se sempre que o atendimento seja impecável.

Belmond Hotel das Cataratas - Talvez o Melhor Hotel em Foz do Iguaçu?

Cataratas

A infraestrutura do hotel é muito boa e oferece tudo que alguém poderia precisar para relaxar e curtir o parque. O estilo colonial e a cor pastel dão um toque especial ao hotel. Como eu falei no começo do artigo, não é possível entrar com carro particular dentro do parque. Então se você é do tipo que não pode ficar sem carro, talvez o hotel não seja para você. Pense nisso.

Eu estava curioso para ver como o Belmond se compararia com cadeias tradicionais de luxo como o Sofitel e o InterContinental que eu já havia me hospedado antes. Seguramente o hotel não me desapontou e está no mesmo nível, ou talvez até um pouco acima, desses outros hotéis no que diz respeito a atendimento a atenção aos detalhes. A preferência por produtos brasileiros nos banheiros, o perfume e as sandálias havaianas deram um toque especial. Parabéns pela iniciativa.

Clique aqui para saber mais sobre o hotel.

Clique aqui para ler outras avaliações de hotéis.

Observações

  • Algumas fotos acima foram gentilmente cedidas pelo hotel.