Vai Viajar de Avião? Cuidado com a sua Bagagem!

Vai Viajar de Avião? Cuidado com a sua Bagagem

Muitas pessoas, e eu me incluo nisso, têm a falsa sensação de que quando se está em um aeroporto ou em um avião estão seguros. Infelizmente, isso não é verdade e muitos acabam descobrindo isso da pior maneira possível.

Bagagem de Mão

Casos de roubo de objetos de valor dentro da cabine são muito mais comuns do que pensamos. Por exemplo, você deve se lembrar do caso de uma brasileira que estava viajando para Nova Iorque em um voo da Avianca e teve seu passaporte roubado dentro da aeronave durante a noite no fim do ano passado.

Outro exemplo – Também no ano passado prenderam uma quadrilha em Dubai que era especializada em fazer voos entre a Ásia e Dubai apenas para roubar objetos de valor dos passageiros durante a noite.

Voos noturnos e a falta de cuidado das pessoas é o ambiente perfeito para alguém com segundas intenções. Com a cabine escura e muita gente dormindo, torna-se muito fácil para algúem pegar obejtos de valor espalhados pelos assentos ou então na bagagem de mão, que infelizmente muita gente deixa destrancada.

E como se proteger? Antes de mais nada, tranque sua mala que vai no bagageiro. Se for dormir, não deixe passaporte ou carteira a mostra. Guarde-os em uma bolsa e coloque-os em algum compartimento do assento.

Vai Viajar de Avião? Cuidado com a sua Bagagem!Bagagem Despachada

Aqui a coisa é ainda mais séria e os problemas podem se materializar de duas maneiras.

Primeiro é o roubo de objetos de valor de dentro da bagagem. Embora muita gente não se dê conta, sua mala passará por muitos corredores e mãos do momento que você diz adeus a ela no check-in até o reencontro na esteira de bagagens em algum lugar do mundo.

Obejtos de Valor

Nesse meio tempo, muitos espertalhões ou quadrilhas estarão preparados para abrir sua mala, tirar o que querem e fechá-la novamente de tal forma que você só perceberá que algo desapareceu quando você já tiver saído do aeroporto. E nesse caso, infelizmente a empresa aérea não se responsabilizará por qualquer objeto que tenha desaparecido.

Como evitar isso? Muito simples – nunca deixe nenhum objeto de valor dentro das malas que você irá despachar. Leve-os sempre consigo.

Drogas

O outro perigo que nossas bagagens despachadas estão sujeitas é o transporte involuntário de substâncias ilícitas – leia-se drogas! Infelizmente o Brasil é bem popular com traficantes tentando levar drogas para a Europa ou para a África e de lá para a Europa. Você deve ter visto o caso desse aposentado de Belém que foi preso em Lisboa com cocaína na mala que aparentemente não era dele.

Casos assim são muito sérios, pois a pessoa acaba sendo presa no ato por tráfico internacional de drogas. Então como se proteger? Bem, primeiro e o mais simples – saiba exatamente quais são suas malas e nunca deixe-as desprotegidas.

Vai Viajar de Avião? Cuidado com a sua Bagagem!Mas aí você deve estar se perguntando e depois que eu despachar a mala, como me protejo? Nesse caso a grande e provavelmene única forma de você se proteger é com a etiqueta de bagagem e o comprovante que você recebe.

Aquele comprovante que é normalmente colado no verso do seu cartão de embarque tem várias informações importantes como o código da sua reserva, seu nome, o peso da sua mala e um número. Todas essas informações são exatamente as mesmas que aparecem na etiqueta de sua mala.

Então, ao chegar no seu destino é fundamental conferir todos os detalhes para garantir que eles são os mesmos. Essa é sua maior proteção!

Conclusão

Ações bem simples como:

  • Trancar sua bagagem de mão
  • Não deixar objetos de valor expostos durante a noite
  • Nunca deixar suas malas sozinhas no aeroporto
  • Não carregar objetos de valor na bagagem despachada
  • Conferir os dados da etiqueta da mala com o comprovante que você recebeu no momento do check-in

Podem evitar grandes dores de cabeça!