Sala VIP Star Alliance – São Paulo

Sala VIP Star Alliance - São Paulo

A Star Alliance tem um lounge próprio no Aeroporto de São Paulo que é compartilhado por todas as empresas da aliança. Mais especificamente, o lounge é usado pelos passageiros da Air Canada, Air China, Ethiopian Airlines, Avianca, Copa Airlines, Lufthansa, South African Airways, Swiss, Tap Air Portugal, Turkish Airlines e United.

Vem comigo conhecer todos os serviços que o lounge oferece aos seus usuários 😉

Horário de Funcionamento e Acesso

O lounge funciona diariamente entre às 07:00h e 03:00h e fica no mezanino do Terminal 3 próximo às demais salas VIP, depois do raio x (segurança) e controle de passaportes. É possível acessá-lo via escadas normais e rolantes ou elevador que se encontram em frente às lojas da Dufry.

O acesso ao lounge é permitido:

  • Aos passageiros viajando na primeira classe de alguma companhia da Star Alliance e um convidado.
  • Aos passageiros viajando em classe executiva de alguma companhia da Star Alliance e um convidado.
  • Aos portadores dos cartões Star Alliance Gold e um convidado.

Além dos passageiros premium, o lounge oferece acesso aos portadores dos seguintes cartões de crédito:

  • American Express Platium
  • Elo Nanquin
  • Ele Nanquim Diners Club
  • Visa Aeternum

Os seguintes programas também são conveniados com o lounge:

  • Priority Pass
  • Lounge Key
  • Lounge Buddy

Note que em horários de pico pode haver restrição quanto ao acesso ao lounge. Além disso, sugiro verficar próximo à data do seu voo as regras de acesso aos portadores de cartões de crédito, Priority Pass, Lounge Key and Lounge Buddy uma vez que podem haver mudanças.

O Espaço

A sala VIP tem mais de 1.300 m² divididos em vários ambientes e com capacidade para quase 300 convidados. Eu gostei muito do espaço, pois é bem iluminado, explora bastante o uso da madeira e permite ver um pouco da pista de decolagem. Para os geeks de plantão um prato cheio!

Assim que eu cheguei no lounge eu fui recebido por uma das recepcionistas que escaneou meu cartão de embarque e autorizou a minha entrada. Ao dizer-lhes que eu faria um review da minha visita para o TLFL Brasil o Anderson, supervisor da sala, gentilmente se ofereceu para me acompanhar e me mostrar todo o espaço.

Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Balcão para Auxílio dos Passageiros

A primeira coisa que notei ao entrar na sala foi uma pequena estação de serviço do lado direito com alguns computadores conectados aos sistemas das empresas aéreas. Alí os funcionários do lounge podem auxiliar os passageiros que precisarem de ajuda com suas reservas.

Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Vista do Lounge a Partir da Entrada

O lounge tem um salão maior com diferentes tipos de poltronas que atendem bem às necessidades de quem está viajando sozinho ou em grupo. Além disso, existem mesas para quem quer trabalhar ou fazer uma refeição. Um detalhe que eu achei bem legal é que o bar fica no meio da sala principal – logo abaixo eu falo mais sobre ele.

Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Poltronas à Esquerda com Vista para o Pátio de Aeronaves e Terminal

Existe um espaço reservado aos passageiros da primeira classe onde eles recebem atenção exclusiva, podem pedir bebidas ou refeições e serem servidos pelos garçons. Além disso, os funcionários do lounge os acompanham até a aeronave no momento do embarque. Embora eu achei a ideia da exclusividade bem legal, eu particularmente preferiria ficar no salão principal por ser maior e ter uma ampla vista do terminal. Mas, pelo menos a opção existe!

Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Poltronas Ideais para Quem Viaja em Grupos

Caso você esteje viajando só e precise recarregar a bateria de algum dos seus dispositivos eletrônicos essas poltronas são as melhores, pois têm tomadas do lado. Além disso, elas têm o suporte para copos ou computadores ficando bem confortável para se trabalhar.

Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Poltronas com tomadas

Alimentação

O lounge tem uma grande variedade de pratos, indo desde saladas a pratos quentes. Existe um buffet central onde as pessoas podem se servir e durante a minha visita os seguintes pratos quentes estavam à disposição:

  • Fusilli com opções the molho bolognesa e vegetariano
  • Vagem refogada
  • Peito de frango ao molho cremoso de mostarda
  • Arroz

No que diz respeito a saladas, as seguintes opções estavam disponíveis:

  • Alface
  • Milho
  • Cenoura ralada
  • Azeitonas picadas
  • Dois tipos de molho
Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Opções para Saladas

Tinha também pequenas porções do que eu imagino ser beringela refogada, sanduíches de presunto, fondue de queijo com cogumelo e salame fatiado. Em termos de frutas havia:

  • Salada de frutas
  • Papaya
Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Sanduíches, Salame Fatiado e Porções de Beringela

Uma outra opção também disponível era uma tostadeira onde os passageiros poderiam tostar os seus próprios sanduíches dentre as opções disponíveis. Achei a iniciativa bem legal.

Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Tostadeira

Eu estive no lounge no dia das mães e havia uma mesa com alguns doces em comemoração à data. No geral, o que me chamou a atenção foi a limpeza e organização dos pratos, o que normalmente é difícil de se manter enquanto as pessoas estão se servindo.

Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Doces em Comemoração ao Dia das Mães

Não há atendimento à la carte no lounge e nesse ponto eu não sei se é uma decisão deles ou se não há infra-estrutura para isso. Imagino que se fosse possível, por exemplo, oferecer hamburger como eu já vi em vários lounges, com certeza causaria uma ótima impressão! 😛

Bebidas

Sala VIP Star Alliance - São PauloComecemos pelo bar. Como eu falei acima, o mesmo fica no meio da sala, tem barman o tempo todo que pode, inclusive, preparar as bebidas e alguns coquetéis para os passageiros. As pessoas podem sentar-se ao lado do bar, pois tem uma bancada bem legal para beber e bater papo ou até mesmo trabalhar. No momento que eu estive no lounge haviam várias pessoas usando a bancada com seus laptops.

Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Vinho Espumante

A seleção de bebidas no lounge era bem variada. Vamos começar pelos bubbles! Havia vinho espumante clássico e rosé, mas não tinha champanhe – pelo menos eu não vi.Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Do lado do espumante estavam os vinhos. Tinha três vinhos tintos, um branco e um rosé. Achei interessante oferecerem o rosé, pois normalmente não existe nos lounges. Ponto positivo!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em termos de outras bebidas alcoólicas, eu vi as seguintes:

  • Whisky
  • Conhaque
  • Amarula
  • Vodka
  • Martini
  • Aperol (com isso dá para preparar o Aperol Spritz)
  • Cachaça Sagatiba e Salinas (com isso, caso queira, você tem a opção de preparar sua própria caipirinha)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além dos vinhos e bebidas quentes, como é de se esperar, tinha também refrigerantes, cervejas, sucos e água com e sem gás.

Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Refrigerantes, Sucos e Cervejas

E para os amantes de café tinha ainda uma estação onde o passageiro pode preparer o seu próprio cafezinho ou espresso.Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Material de Leitura

Em termos de material de leitura, tinha uma pequena estação com revistas em português e inglês. Além disso, tinha também jornais em francês e inglês. Embora eu não tenha visto nenhum jornal em português, eu imagino que esses devem ser disponibilizados ao longo do dia.

Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Jornais e Revistas

Mas aqui faço um parênteses, com o crescente uso de smpartphones e tablets, eu imagino que em poucos anos revistas e jornais em papel irão desaparecer das Salas VIP. Empresas como Lufthansa e Swiss, por exemplo, já permitem aos seus passageiros fazerem o download do que querem ler nos seus dispositivos eletrônicos antes dos voos.

Banheiros

Os banheiros estavam bem limpos quando eu os visitei. Parece até besteira comentar algo assim, mas já vi cada coisa por aí que parece até banheiro de rodoviária! Então, quando eu vejo algo limpo e organizado eu dou bastante valor!

Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Torneiras com Secador para Mãos Acomplado

E falando dos banheiros, o que mais me chamou a atenção são essas torneiras que tem os secadores de mão acoplados, onde tudo funciona por sensores. Você lava as mãos e já as seca ali mesmo. Além de ser super higiênico, não molha o chão!  💡

Sala VIP Star Alliance - São PauloOutro detalhe do banheiro é esse banco com parede de azulejos para as pessoas esperarem, caso todos os cubículos estejam ocupados.

Chuveiros

Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Produtos de Banho

O lounge também oferece chuveiros para os passageiros em trânsito. Os produtos de banho oferecidos são de marca própria, Ambaar, que é a empresa responsável pelo lounge. Além dos produtos normalmente oferecidos (shampoo, sabonete líquido e condicionador), o lounge oferece também outros produtos caso o passageiro peça. O kit adicional inclui:

  • Espuma e aparelho de barbear
  • Escova e pasta de dentes
  • Pente
  • Lenços umedecidos
Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Kit de Higiene

O chuveiro no banheiro é do tipo cascata. E para finalisar, existe também uma pequena sala que pode ser usado para trocar bebês.

Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Sala para Trocar Bebês

Conclusão

Embora eu tenha visitado o lounge no fim da tarde e estava tranquilo em termos de ocupação, eu entendo que em alguns horários do dia a sala fica bem cheia e, de acordo com alguns relatos que li, chega a ser desconfortável. Imagino que seja por isso que existe essa política de se restringir o acesso de portadores de cartões de crédito e lounge passes com o objetivo de garantir o conforto dos demais passageiros. Nao é ideal, mas creio que seja melhor assim do que deixar o espaço super lotado e comprometer o serviço como um todo.

Agora vamos às minhas conclusões em termos dos serviços que recebi e antes de mais nada, a equipe toda me pareceu muito simpática e eficiente. Pelo menos tudo o que precisei me foi servido super rápido. Neste quesito estão todos de parabéns!

O espaço estava bem organizado e limpo. O uso de madeira nos vários ambientes, o pé direito bem alto por ser parte do terminal e a iluminação causam uma boa impressão a quem chega no espaço. Isso foi um dos detalhes que mais me chamou a atenção.

Sala VIP Star Alliance - São Paulo

Área de Descanço

Em termos das bebidas, o sortimento estava perfeito. Até mais completo que muitos outros lounges que já visitei. Não é sempre que você encontra vinho rosé e cachaça de boa qualidade então, foi a primeira vez que vi – ótimo! O espumante que estava sendo servido me pareceu bom, admito que não sou um expert no assunto, porém eu gostei.

E falando nisso, dado o tamanho e importância do lounge, talvez seria uma boa ideia oferecer champanhe já que normalmente se vê isso em lounges de similar tamanho e relevância. Fica aí uma sugestão! 😉

No que diz respeito à alimentação, eu achei o sortimento adequado. E sem querer criar um incidente diplomático, me pareceu melhor que o que se oferece na sala da Oneworld (LATAM)! Como eu mencionei acima, a limpeza e organização do buffet de comidas me chamou a atenção. Ponto positivo para a equipe!

No geral, fiquei satisfeito com a visita e espero voltar em breve! 😀

Clique aqui para ler outros reviews de Salas VIP.