British Airways Complica Ainda Mais Algo Já Complicado e Caro – Marcação de Assentos na Classe Executiva

British Airways Complica Ainda Mais Algo Já Complicado e Caro – Marcação de Assentos na Classe ExecutivaClasse Executiva do B747 da British Airways

A British Airways é uma das poucas empresas aéreas, agora seguida pela Iberia, que acredita que quem compra um bilhete de classe executiva deve pagar … e caro … para ter o seu assento reservado. Nem preciso dizer o quão impopular essa política é, certo?!

E tem mais, assentos diferentes têm preços diferentes. Por exemplo, marcar um assento no uppder deck de um B747 custa mais caro que a reserva de um assento na cabine principal. Porém, a empresa mudou a política de marcação de assentos novamente e como sempre para pior! Afinal de contas, como diz o ditado, para que simplificar quando se pode complicar ainda mais!

Nova Regra de Marcação de Assentos

De acordo com as novas regras, a cabine principal da classe executiva de um B747, por exemplo, terá seis faixas de preços de acordo com a localização do assento. Veja as áreas nas quais os assentos foram agrupados:

  • Frente
  • Meio frente
  • Lado meio
  • Centro meio
  • Parte traseira
  • Centro traseira

Os preços? Ah … prepare-se! Esses variam de R$440 (£87) para um assento na janela na frente a R$301 (£59) para um assento central na parte traseira da classe executiva.

Marcação de Assento Grátis para Passageiros com Status Elite no Executive Club

A única forma de se livrar desse famigerado pagamento é tendo algum status elite no Executive Club, o programa de milhagens da British Airways. Se você conseguir obter o status Bronze, que requer apenas 300 tier points e dois voos com a British Airways, você poderá selecionar os lugares gratuitamente com sete dias de antecedência. Já os portadores dos cartões Prata (Sapphire) e Ouro (Emerald) podem reservar os assentos gratuitamente a partir do momento da reserva.

British Airways Complica Ainda Mais Algo Já Complicado e Caro – Marcação de Assentos na Classe Executiva

Assento da Janela e Corredor da Classe Executiva da British Airways

Particularmente para quem tem o cartão Ouro, existem dois benefícios interessantes que muita gente desconhece. Primeiro, todos aqueles viajando na mesma reserva que o titular do cartão têm direito a marcação de assento gratuito no momento da emissão do bilhete, independente do status no Executive Club.

E agora vem a parte que eu considero a melhor de todas, mesmo os amigos e familiares que estejam viajando com algum portador do cartão Gold com reservas diferentes conseguem ter os assentos reservados gratuitamente. A única condição é que eles estejam viajando na mesma cabine que o portador do cartão Gold.

No entanto, não é possível fazer essa marcação de assentos online. É preciso ligar para a British Airways e fornecedor o código das reservas e quais lugares você quer. A informação é então passada para um outro time e normalmente em dois dias os assentos selecionados já aparecem no sistema. Eu já usei esse benefício com a minha família algumas vezes e funciona muito bem!

Conclusão

British Airways Complica Ainda Mais Algo Já Complicado e Caro – Marcação de Assentos na Classe Executiva

Primeira Classe do B787-900 da British Airways

Falando como consumidor, eu acho nem um pouco customer friendly um passageiro de classe executiva ter que pagar para reservar um assento, principalmente levando-se em conta os preços dos bilhetes da British Airways! Mas enfim … essas são as regras do jogo. Aceite ou viaje com a concorrência!

E caso você esteja se perguntando, a primeira classe é a única cabine que … ainda … não se paga para reservar um assento! 😐

HT: London Air Travel