Qual a sua Estratégia para Acúmulo de Pontos e Milhas?

Qual a sua Estratégia para Acúmulo de Pontos e Milhas?

Há algum tempo atrás eu escrevi sobre os programas de fidelização no Brasil, suas constantes mudanças e o que esperar nos próximos anos – clique aqui caso você queira ler mais sobre isso. Agora, quero discutir algo que deveria ser prioridade para todos que têm como objetivo emitir uma passage área com pontos – a sua estratégia para acúmulo de pontos. Pois é, todos nós deveríamos ter uma!

Antes de mais nada, deixe-me dar dois exemplos bem simples de coisas que discutimos contastemente aqui ano TLFL Brasil. Aqui eu mostrei uma ótima promoção em classe executiva para Nova Iorque e Boston onde era possível acumular a partir de 5.500 pontos Multiplus. Já aqui, eu falei de uma promoção da Multiplus com a Netshoes onde, se você gastasse o mesmo valor da passagem para Nova Iorque e Boston, você acumularia  mais de 46 mil pontos Multiplus. Interessante, não?

Os dois exemplos acima ilustram um dos primeiros pontos que você deve definir ao entrar nesse mundo de milhas e viagens. Você busca status de passageiro frequente com alguma empresa aérea ou quer simplesmente juntar o maior número possível de pontos para depois trocar por passagens?

Status de Passageiro Frequente

Qual a sua Estratégia para Acúmulo de Pontos e Milhas?Se o seu objetivo é status de passageiro frequente, naturalmente o primeiro passo é escolher com qual empresa. E aí entram em jogo questões como destinos para onde você frequentemente viaja a trabalho, facilidade de se atingir status e a cobertura local e global (através de alianças) daquela empresa. E claro, para onde você quer ir nas suas férias.

O status de passageiro frequente, na grande maioria dos casos, é uma prioridade para quem sempre viaja a trabalho. Isso porque normalmente o passageiro frequente tem uma série de benefícios que um passageiro “normal” não tem – isenção de taxa de bagagem, marcação de assento, prioridade na lista de espera, etc.

Acúmulo de Pontos

Agora, se o seu objetivo é juntar a maior quantidade possível de pontos, sua vida será bem mais fácil! Tudo o que você precisa é definir qual programa você seguirá e, a partir daí, ficar de olho nas promoções. Falo sobre isso mais abaixo.

Para aqueles que buscam juntar pontos para depois trocar por passagens, flexibilidade é a palavra do dia. E nesse contexto a Livelo é um forte candidato a ser seu programa favorito, pois permite que você transfira pontos para a Multiplus, Smiles e TudoAzul – limitando-se apenas aos programas nacionais.

Cartões de Crédito

O próximo passo, ou talvez o primeiro deles, é escolher um bom cartão de crédito com o qual você será recompensando(a) com pontos em todas as suas compras do dia a dia. Na medida do possível, ao escolher o seu cartão de crédito procure dar preferência ao que te dará a maior pontuação.

E lembre-se, a sua fidelidade a qualquer cartão de crédito deve durar até que ele lhe seja conveniente! Eu já até perdi as contas de quantos cartões de crédito já tive! 😀Qual a sua Estratégia para Acúmulo de Pontos e Milhas?

Compras do Dia-a-Dia

Particularmente no Brasil, com todas as parcerias da Livelo, Multiplus, Smiles e TudoAzul, as compras diárias deveriam ser um elemento central na sua estratégia de acúmulo de pontos. Quem segue o TLFL Brasil sabe que às vezes eu faço algumas piadas sobre comprar algo só para ganhar pontos e claro que ninguém deveria fazê-lo … a não ser que você possa ganhar até 65 mil pontos Multiplus comprando um Galaxy S10 😀  …. brincadeirinha!

Mas falando sério, é preciso dar prioridade às promoções para turbinar os pontos. No ano passado eu esperei dois meses para trocar meu iPhone para pegar uma promoção onde eu quadrupliquei os pontos que eu ganharia – além dos pontos do cartão de crédito. Veja o exemplo que eu citei no começo desse artigo sobre ganhar 46 mil pontos na promoção da Netshoes.

Vai comprar um pacote de viagens? Fique de olho numa promoção da Submarino Viagens onde se consegue dez pontos Livelo por real gasto. Vai alugar um carro? Fique atento às promoções da Múltiplus, da Livelo, do TudoAzul ou Smiles com as locadoras.

Os programas de milhagens tem expandido cada vez mais a rede de parceiros não aéreos e nós precisamos tirar proveito disso!Qual a sua Estratégia para Acúmulo de Pontos e Milhas?

Conclusão

Embora eu tenha feito uma clara distinção entre as estratégias de acúmulo de pontos e status de passageiro frequente, eu reconheço que muitas pessoas optam por uma combinação das duas. E nesse caso, para quem está no Brasil uma combinação Livelo ou Multiplus, ou Smiles ou TudoAzul é uma boa aposta. Só tenha em mente que, quanto mais disperso é o seu acúmulo de pontos, mais difícil fica atingir o seu objetivo final – uma emissão de passagem preferencialmente na executiva ou primeira classe.

Lembre-se, como qualquer outra estratégia, o modo como você acumula pontos deve ser revisto constantemente. As empresas e suas prioridades mudam e com isso a sua estratégia também deve mudar.

Clique aqui para ler mais sobre pontos, milhas e programas de fidelização de empresas aéreas e  hotéis.