Empresa Islandesa de Baixo Custo WOW Air Suspende Suas Operações

Empresa Islandesa de Baixo Custo WOW Air Suspende Suas Operações

E mais uma vez, infelizmente, a história se repete. Hoje de manhã a WOW Air com base na Islândia encerrou suas operações com efeito imediato. E a consequência, como sempre, passageiros e tripulações ficam sem meios de voltar para casa. E aqueles que não viajaram ainda, e não têm seguro, podem ter perdido o dinheiro das passagens já compradas.

A WOW Air fazia parte de um pequeno grupo de empresas de baixo custo que nos últimos anos começaram a operar voos entre a Europa e América de Norte. Dentre esse grupo, a Primera Air faliu em outubro do ano passado e agora com o fim da WOW Air, fica apenas a Norwegian no mercado de baixo custo, excluindo-se as operações da LEVEL que pertence à IAG (donos da British Airways, Iberia, Aer Lingus e Vueling) e Joon que mal operou e já vai sumir.Empresa Islandesa de Baixo Custo WOW Air Suspende Suas Operações

A própria Norwegian, que começa a voar para o Rio de Janeiro esse fim de semana, tem tido sua viabilidade econômica questionada por analistas. Recentemente a empresa cancelou algumas rotas pouco rentáveis entre a Europa e Estados Unidos numa tentativa de melhorar seus números que já vem sofrendo com os problemas dos motores de seus Dreamliners. Isso sem falar nos seus B737Max que estão no chão.

A falência da WOW Air, mesmo com sua posição privilegiada na Islândia – entre a Europa e América do Norte – mostra que há um limite até onde você pode forçar o preço da passagem para baixo e ainda ter um negócio viável. Talvez seja exatamente por isso que a Ryanair e EasyJet nunca se aventuraram a cruzar o Atlântico.

Agora olhando para a América do Sul … vendo a falência da WOW Air é impossível não pensar na Avianca Brasil que também está passando por um momento difícil. Só espero que não tenha o mesmo fim da islandesa.