Sala VIP LATAM – Roma

Sala VIP LATAM - Roma

A LATAM usa a sala VIP da British Airways no aeroporto de Roma, que foi reformada recentemente. Aliás, o novo visual da sala deve ser o padrão a ser seguido pela British Airways à medida que eles forem renovando suas salas VIP. Eu estive em Roma no fim do ano passado e nesse review compartilho com vocês minhas impressões sobre o lounge.

Localização e Horário de Funcionamento

O nova sala VIP está situada no segundo andar da principal área comercial do aeroporto, depois da segurança. Assim que você chega na entrada da sala, tem que apresentar o cartão de embarque para ter sua entrada autorizada.Sala VIP LATAM - Roma

A recepcionista que conferiu meu cartão de embarque não era nem um pouco simpática. Sequer olhou na minha cara ou disse alguma coisa. Um “boa tarde” e um sorriso não custa nada a ninguém. Não é verdade?

A sala funciona nos seguintes horários:

  • Diariamente entre 05:15h e 20:30h, quando parte o último voo da British Airways.

Acesso à Sala

  • Passageiros em 1ª classe, em voos de empresas integrantes da aliança oneworld, com direito a um acompanhante.
  • Com cartões da aliança oneworld equivalentes às categorias Sapphire e Emerald, com direito a um acompanhante.
  • Passageiros viajando em classe executiva em voos de qualquer companhia áerea membro da Aliança oneworld. Sem direito a acompanhante.

O Bar

A impressão que se tem ao entrar na sala é de algo grande e moderno. Diria que nesse ponto fizeram um excelente trabalho. À medida que você vai caminhando, a primeira coisa que chama a atenção é um bar com balcão de granito que fica no centro do lounge. O bar é projetado de tal forma que você pode se servir quando a sala não está cheia ou ser atendido por um barman em momentos de pico.

Sala VIP LATAM - Roma

Bar no Centro do Lounge

O bar é projetado para permitir que você se sirva em momentos tranquilos, mas quando é mais movimentado, há um barman para fazer coquetéis e bebidas. Eu gostei bastante do formato do bar.

No bar havia uma bandeja com exemplos dos coquetéis que eram servidos. Porém, eu imagino que caso você queira algo diferente o barman não se importaria em prepar para você, desde que os ingredientes estejam disponíveis, claro!

Sala VIP LATAM - Roma

Coquetéis Disponíveis no Lounge

Com o único objetivo em mente de poder compartilhar com vocês se os coquetéis eram bons ou não eu decidi provar um deles! E como diz o ditado … em Roma como os romanos … eu obviamente pedi um Aperol Spritz! Que dúvida, né?!? 😀

O Aperol spritzs estava muito gostoso e achei que eles também fizeram um bom trabalho na apresentação do copo. Para quem não é fã de coquetéis, havia ainda uma boa variedade de outras bebidas alcoólicas. Mas não se iluda, a variedade não é a mesma que você encontraria na sala VIP da LATAM em São Paulo ou na da British Airways em Londres. Além das bebidas alcoólicas tradicionais, haviam também algumas locais – um bom toque de originalidade na minha opinião.

Sala VIP LATAM - Roma

Bebidas Alcoólicas Disponíveis

Como vocês podem ver na foto, entre outros, estava à disposição:

  • Wisky Johnnie Walker – Red Lable
  • Vodka Smirnoff
  • Martini
  • Wisky GlenGrant
  • Montenegro Amaro
  • Gin Gordon

Não vi champanhe no bar, mas também não perguntei para o barman. Porém, eles tinham Prosecco, que eu provei e gostei bastante. Para ser honesta, prefiro um bom Prosecco do que champanhe de marca barata. Havia também alguns vinhos italianos tintos e brancos que as pessoas podiam se servir a qualquer momento.

Alimentação

Próximo ao bar havia uma grande área com mesas e o bufffet de comidas. Embora o lounge seja bem grande e moderno, o espaço em si é meio frio e um pouco de decoração traria mais vida ao espaço.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cheguei bem cedo no aeroporto para o meu voo das 17:00h e fui olhar o que estava disponível para comer. Achei a combinação do que estava sendo servido às 15:30h meio … digamos …. estranha! Para se ter uma ideia, pratos do café da manhã ainda eram oferecidos! Já as saladas me pareceram boas. Alguns dos itens disponíveis eram

  • Sanduíches de presunto
  • Sanduíches de berinjela
  • Croissants
  • Muffins
  • Tiramisu
  • Torta de frutas
  • Saladas

Um pouco mais tarde eles começaram a trazer refeições quentes para o horário do que seria o jantar. Quando eu fui olhar pela última vez as novas sobremesas já estavam disponíveis. Provei apenas o tiramisu e a torta de frutas e ambos estavam deliciosos.

Área de Trabalho

Existem dois outros espaços distintos no lounge. Um seria o que poderíamos chamar de sala de espera e a outro as estações de trabalho. A mesa era etilo balcão contra a parede e com vários bancos.

Sala VIP LATAM - Roma

Estações de Trabalho

Diria que está de bom tamanho para quem precisa fazer algo rápido antes de embarcar em algum voo. Todas as posições tinham tomadas e havia ainda uma impressora sem fio.

Para finalizar, tinha também uma máquina de café e um refrigerador com água e refrigerantes. Perfeito para quem está trabalhando e quer pegar algo rápido para beber.

Sala de Espera

A sala tem também vários espaços com diferentes tipos de poltronas. Uns espaços são mais reservados que outros. Embora estivesse bem cheio no momento que eu estive lá, ainda assim havia espaço disponível para sentar. O que mais chamou minha atenção foi o fato de que cada poltrona tinha uma tomada e duas entradas USB. Parabéns pela iniciativa, pois em muitas salas VIP temos que sair caçando tomadas!

Sala VIP LATAM - Roma

Sofás

E ainda digo mais, os soquetes e as entradas USB ficavam na mesa, portanto de fácil acesso. Na minha opinião, um dos melhores lounges que eu já estive nesse aspecto. E claro que ainda tem a possibilidade de recarregar as baterias de todos os seus aparelhos ao mesmo tempo.

Sala VIP LATAM - Roma

Sofás com Tomadas e Entradas USB

No que diz respeito a material de leitura, haviam jornais e revistas, em sua maioria britânicos. Não vi nada em português. O que me chamou atenção foi a capa do The Sun, um tabloide sensacionalista da Inglaterra. Os britânicos vão saber exatamente do que estou falando! 😀

Sala VIP LATAM - Roma

Jornais e Revistas

As janelas do lounge são bem grandes, deixando o espaço bem claro com iluminação natural e boa vista da pista – um prato cheio para os entusiastas de aviação como eu! Aparentemente as janelas têm persianas eletrônicas inteligentes que são programadas com sensores para reagir à luz e ao calor durante todo o dia, garantindo que a sala esteja sempre a uma temperatura confortável. Bem bolado, não?!?

Banheiros

E para finalizar, os banheiros. Ou melhor, a falta dos mesmos! É, você não leu errado não. Os banheiros ficam do lado de fora da sala – embora praticamente do lado da entrada do lounge. Então não vou comentar nada sobre eles.

Conclusão

Sala VIP LATAM - Roma

Área de Estar

Começo dizendo que a British Airways fez um bom trabalho com a reforma de sua sala VIP. De um modo geral o espaço é bem agradável e atende muito bem as necessidades de quem está esperando um voo. A comida é simples, porém boa. O sortimento de bebidas oferece o básico que alguém sempre esperaria encontrar em um lounge.

Meu veredito – Recomendo dar uma passada no lounge antes de embarcar e espero que tenham gostado da avaliação.