Hotel Sofitel Ipanema – Rio de Janeiro

Hotel Sofitel Ipanema - Rio de JaneiroIpanema e Leblon

Introdução

Em minha última passagem pelo Rio de Janeiro, viajava com um amigo que por ali nunca esteve, decidi assim que ficaríamos em Ipanema para que ele pudesse apreciar uma das áreas mais famosas da cidade. Uma vez escolhido o bairro, o próximo passo foi buscar um hotel e, como eu tinha uma grande quantidade de pontos Le Club – programa de fidelização da Accor , a escolha natural foi o Sofitel Ipanema. Nesta avaliação vou compartilhar com vocês como foi a nossa estadia e minhas impressões sobre o hotel. Que não foram tão boas quanto eu esperava.

Por do Sol em Ipanema

Check-in

Confesso que eu estava bastante curioso, pois ainda não havia me hospedado no Sofitel Ipanema, considerado um dos hotéis mais luxuosos em Ipanema. E vocês sabem como é, curiosidade gera expectativa e quanto maior a expectativa … já viu!

Assim que o Uber parou na frente do hotel, um dos porteiros veio imediatamente até o carro, abriu a porta com o sorriso no rosto, desejou-me bom dia e de pronto se dirigiu ao porta malas para retirar as bagagens. Como chegamos no hotel cedo, por volta das 10:30 da manhã, eu não tinha certeza se conseguiria antecipar o meu check-in ou teria que esperar até as 15:00h.

Já no balcão, após me identificar e perguntar se poderia fazer o check-in mais cedo, o recepcionista consultou minha reserva, reconheceu a categoria gold do meu Le Club e confirmou que eu poderia ter um quarto antes das 14:00h. Ele disse também que devido ao meu status gold o hotel estava me dando um upgrade para um quarto com vista para o mar – eu havia reservado um quarto lateral, com vista parcial da praia.

Recepção

Sempre muito simpático, o recepcionista me informou que eu teria que esperar até por volta do meio dia para que meu quarto ficasse pronto, oferecendo-se de imediato a guardar a minha bagagem. Enquanto alguém preparava as etiquetas para as malas, o recepcionista continuou olhando no sistema e, no fim das contas, conseguiu um quarto para mim naquele mesmo momento.

Todo o processo do check-in foi bem tranquilo e o recepcionista foi bastante cordial. Inicialmente começou a falar comigo em português, mas assim que percebeu que meu amigo não era brasileiro mudou para o inglês de modo que ele também pudesse interagir na conversa.

Recepção

Diferentemente de outros hotéis da rede Sofitel que eu já havia me hospedado antes, os funcionários do check-in estavam vestidos de um modo bem casual, mas ainda assim elegantes. Acho que combinou bem com o clima quente e descontraído do Rio de Janeiro, já o pessoal da portaria usava um chapéu panamá. Imagino que deva ser uma referência ao Tom Jobim e à música Garota de Ipanema. Vá saber!

Na recepção do hotel senti um perfume no ar que imaginei ser o Fahrenheit. Ainda que eu não entenda muito de perfumes (quase nada, para falar a verdade!!!), achei a escolha meio infeliz. O Fahrenheit é um perfume que considero um pouco doce demais e não me parece combinar bem com climas quentes.

Recepção

No geral, a área da recepção, embora bem diferente de outros hotéis da rede, estava alinhada com o Rio de Janeiro. Toda a decoração fazia alusão à cidade e ao Brasil. Ponto positivo!

Quarto

Como eu disse anteriormente, recebi um upgrade para uma categoria de quarto acima daquela que eu havia reservado e claro, fiquei na expectativa do que me esperava! Assim que abri a porta do quarto fiquei um pouco desapontado, pois aí a diferença entre o Sofitel Ipanema e outros hotéis da rede que eu já me hospedei começou a ficar clara.

Quarto

O quarto não tinha nada de mais elegante ou sofisticado, atributos que alguém sempre espera encontrar em um hotel cinco estrelas. Como vocês podem ver nas fotos, a decoração do quarto era bastante simples. Definitivamente faltou um toque francês! Além disso, o quarto tinha um aspecto cansado com portas descascadas em alguns pontos e piso com marcas, precisando de uma reforma.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o presente de boas-vindas, benefício da categoria gold. Ou melhor, a falta de um! Normalmente quando eu entro no quarto, encontro uma pequena bandeja com frutas, doces e em alguns casos até vinho. Nesse caso, o que me esperava? Uma caixinha com dois ou três macarons dentro. Sem comentários!

Quarto

A vista, entretanto, era de tirar o fôlego e realmente valia a pena! Acordar de manhã, abrir a janela e me deparar com aquele mar azul na minha frente era um convite diário à contemplação! Nesse quesito não tenho absolutamente nada a reclamar! Fiquei super satisfeito.

Outro detalhe do quarto que me agradou foi o fato de existirem tomadas do lado da cabeceira da cama para recarregamento de celular. Isso parece um detalhe insignificante, mas no mundo de hoje onde as pessoas estão conectadas do momento que acordam até a hora de dormir, faz uma grande diferença.

Vista da praia a partir do meu quarto

Banheiro e Produtos de Banho

O banheiro deixou bastante a desejar para um hotel cinco estrelas. Assim como o quarto, estava precisando de uma reforma.

Banheiro – Chuveiro e box

O chuveiro e a banheira eram integrados e ainda tinha um box de vidro montado ao lado da banheira. Essas três coisas juntas definitivamente não combinaram. Imagino que a utilização da banheira deva ser mínima e acho que o espaço como um todo seria muito melhor aproveitado se a banheira fosse removida e instalassem um chuveiro cascata com meia parede de vidro. Outro problema era a baixa pressão da água, o que me fazia quase colar na parede para poder tomar banho.

Produtos de banho

Um ponto positivo do banheiro eram os produtos de banho da linha francesa L’Occitane en Provence. Havia também uma caixa com alguns produtos, tais como: cotonetes, toca de banho e lixa de unhas. Boa escolha!

Café da Manhã

O café da manhã era muito bem servido, com uma grande variedade de pães, frutas, pratos quentes, frios, sucos naturais e bolos – o de côco era uma verdadeira tentação! Além disso, havia a possibilidade de se pedir omeletes que eram preparados na hora de acordo com a preferência de cada um. O destaque aqui eram os garçons, sempre muito atenciosos e simpáticos, prontos para conversar com os hóspedes se os mesmos lhes perguntassem algo.

Café da manhã

O restaurante ficava no primeiro andar, de frente para a rua e com uma excelente vista para a praia. Não há melhor maneira de se começar o dia!

Bar

O bar sem dúvida alguma é um dos grandes destaques do hotel, pois fica na cobertura e tem uma vista espetacular de Ipanema e do Leblon. O ambiente era perfeito para se tomar uma bebida no fim do dia, e ver o cair da tarde ouvindo uma boa música. Observei inclusive pessoas jantando por lá. Ah, e outro detalhe importante … o bar é perfeito para se fazer selfies! 🙂

Ipanema e Leblon vistos a partir do bar

No check-in eu recebi um voucher, outro benefício da categoria gold do Le Club, que me dava o direito a duas bebidas de minha preferência. Claro que eu o usei no bar para tomar uma caipirinha antes de sair para jantar!

Vista a partir do bar ao entardecer

Academia e Spa

Academia de ginástica

O hotel possui uma pequena academia que fica na cobertura e a vista para o mar acaba se tornando um estímulo para malhar e queimar as calorias.

Em termos de equipamentos, não há muita variedade e segue o estilo tradicional de muitas academias de hotéis, contando com esteira, bicicleta e alguns poucos equipamentos para exercícios musculares. Então não espere muito.

Agora, cá entre nós, com a avenida Vieira Solto ali na frente, é muito melhor correr no calçadão para ver e ser visto do que ficar sofrendo sozinho!

O hotel também oferece serviços de massagem, mas como não usei não tenho como comentar.

Impressões Sobre o Hotel

Como mencionei acima, meu quarto e banheiro tinham um aspecto bastante cansados, precisando de uma reforma. Infelizmente, esse mesmo aspecto podia ser visto em outras áreas do hotel. Coincidência ou não, durante a maior parte da minha estadia um dos elevadores esteve inoperante. Além disso, houve também um vazamento no corredor perto do elevador, de modo que os funcionário do hotel usassem um balde para conter a água.

Tive também um problema com o alarme de incêndio que ficava sobre a minha porta no corredor. Acho que estava ficando sem bateria e uma das manhãs começou a emitir sons intermitentes, irritantes o suficiente para me acordar bem mais cedo do que eu havia planejado. Reportei o caso na recepção e prontamente resolveram o problema.

Entendo que problemas pontuais acontecem em qualquer hotel, mas infelizmente eles têm um impacto negativo na percepção dos hóspedes, principalmente quando se observa vários deles ao mesmo tempo.

Como Reservar

Piscina com bar ao fundo

Eu fiz minha reserva diretamente no site do Sofitel e o pagamento foi uma combinação de pontos Le Club e dinheiro, onde múltiplos de 2,000 pontos são convertidos em vouchers de €40 euros. A melhor estratégia para se reservar, como descrito no nosso guia para iniciantes, é sempre fazer a melhor reserva flexível (que pode ser cancelada) disponível e ficar de olho nas promoções, para quando faltar trinta dias para a data do check-in, fazer uma reserva restrita, que sempre custa menos, e cancelar a flexível.

Outra opção para se fazer a reserva é o uso de sites como o Kaligo, que normalmente oferecem promoções muito generosas para acúmulo de milhas com um grande número de empresas aéreas. Se você ainda não é cadastrado, eu recomendo criar uma conta gratuita no site e assim receber e-mails com promoções. Porém, é importante ficar atento ao fato de que muitos hotéis não reconhecem o status do hóspede em seus programas de fidelização e nem concedem os pontos quanto a reserva é feita através de sites de viagem. E não esqueça também de comparar o valor da reserva com aquele você teria se reservasse diretamente no site do hotel!

Uma terceira opção a ser considerada é reservar o hotel como parte de um pacote, ou seja, comprar passagem aérea e hotel ao mesmo tempo. Em alguns casos, isso pode ser mais vantajoso do que comprar cada produto individualmente. Vale a pena pesquisar essa possibilidade direto no site das empresas aéreas.

Conclusão

O hotel tem dois pontos positivos que são a localização privilegiada e os funcionários. Estar na frente da praia de Ipanema com vista para o Leblon e o Arpoador e poder caminhar até Copacabana é simplesmente fantástico. Além disso, existem também boas opções de restaurantes perto do hotel, dispensando a necessidade de táxis.  Com um pouquinho de esforço pode-se também chegar à Lagoa Rodrigo de Freitas à pé, em que se pode contemplar um pôr do sol lindo.

Por do sol na Lagoa Rodrigo de Freitas

Toda a equipe do hotel está de parabéns. Foram super simpáticos comigo durante a minha estadia e todas as vezes que eu precisei de informações ou ajuda para reservar alguma coisa eu fui muito bem atendido. Além disso, a categoria gold foi totalmente reconhecida pelo hotel, com voucher de bebidas para o bar, upgrade para uma categoria de quarto superior e “presente” de boas-vindas. Clique aqui para saber mais sobre os benefícios de cada categoria do Le Club.

Agora, o que me desapontou um pouco foi a infraestrutura do hotel. Eu entendo que o edifício em si é antigo e não há muito o que se possa fazer quanto a isso, porém o mínimo que se espera de um hotel cinco estrelas é que quartos e banheiros estejam sempre muito bem conservados. Afinal de contas, esses dois fatores têm um impacto direto na experiência dos hóspedes.

No geral, a experiência ficou um pouco abaixo das minhas expectativas, todavia eu voltaria a me hospedar no Sofitel Ipanema. A localização e a equipe compensaram os pequenos inconvenientes com o quarto.

Pelo que pude ler no site da Accor, nos próximos meses eles abrirão um outro hotel de luxo no Rio de Janeiro a ser chamado Fairmont. Será o primeiro endereço da marca no Brasil e ficará em Copacabana, próximo ao Arpoador. Ou seja, bem localizado e uma opção a mais para quem visita a cidade.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira fazer alguma pergunta sobre a minha estadia, entre em contato conosco e eu terei o maior prazer em lhe responder. E se você ainda não o faz, sugiro seguir-nos no Instagram  e Facebook para ver mais fotos dos lugares por onde andamos!

Até a próxima!

Clique aqui para saber mais sobre o hotel.

Clique aqui para ler outras avaliações de hotéis.