Do que o Rio de Janeiro Precisa para Alavancar o Turismo?

Do que o Rio de Janeiro Precisa para Alancar o Turismo?Rio de Janeiro

Antes de mais nada, gostaria de dizer olá! Esse é o meu primeiro texto oficial aqui no Turning Left for Less Brasil e já vou começar reclamando! Clique aqui para me conhecer um pouco mais. Mas bem, vamos lá … hora de reclamar! 😀

Várias pessoas, principalmente os estrangeiros, sempre me perguntam o que deveria ser feito para o Rio de Janeiro decolar, em todos os sentidos, diga-se de passagem. A todos, eu sempre respondi, basicamente da mesma forma: o Rio de Janeiro precisa aceitar o turismo como uma importante indústria em sua matriz econômica. E só o reconhecimento não basta. Como qualquer outra indústria, o turismo tem que incentivado e protegido.

Sim, temos a questão da violência que afasta muitos turistas da cidade, mas ela não é a única limitadora. Hoje o Rio de Janeiro tem uma malha aérea muito limitada, porém tem potencial para muito mais do que oferece atualmente. Em breve, por exemplo, a cidade vai perder voos diretos para Nova Iorque que é um dos maiores centros turísticos do mundo.

Desoneração do ICMS ou Empresa Aérea?

Daí vemos o governador querendo entrar na briga pela desoneração fiscal do combustível de aviação. Não é disso que o Rio de Janeiro precisa. A cidade e o estado precisam de uma empresa aérea que foque no Rio de Janeiro, tenha um produto alinhado com o mercado que atenderia e uma malha que dê prioridade à cidade.

Mercados como Manchester, Milão, Toronto, Cidade do México, Berlin, Oslo, Glasgow, Barcelona, Viena, New York, Los Angeles, Chicago, Washington, dentre outros, são grandes emissores de turistas internacionais. O Rio de Janeiro poderia atrair muito mais turistas desses cidades se tivéssemos voos diretos. Não digo que precisam ser diários e o ano todo, mas uma empresa com base no Rio de Janeiro poderia criar um mix de operações para cobrir diferentes destinos ao longo das estações.

O Potencial da Cidade

Do que o Rio de Janeiro Precisa para Alancar o Turismo?O Rio tem qualidades únicas, uma cena que encanta a todos que a visitam, cultura com alguns dos principais museus e as principais bibliotecas do país. É ainda o principal centro da produção televisiva do país, mas não tira absolutamente nenhum proveito disso!

Com os jogos Olímpicos, ganhou não só uma rede hoteleira capaz de receber bem e atender mais turistas, mas também novas atrações. Foram dois museus, MAR e Museu do Amanhã, o maior aquário da América Latina, e o metrô integrou a até então distante e vibrante da Barra da Tijuca ao restante da cidade.

Tem problemas, claro. Necessita buscar formas de tornar a área turística que vai do Aeroporto Internacional até o Recreio e a incrível praia da Macumba mais seguras. Precisa que as trilhas ao Cristo sejam constantemente policiadas. Por que não as torna ponto de treinamento de policiais e membros das Forças Armadas?

O Rio pode atrair 15 milhões de turistas do mundo todos os anos, mas precisa de segurança e de voos que conectem o mundo à cidade. Sem eles, a cidade perde bilhões em sua economia, e o Brasil também perde, pois poderia estar recebendo entre US$15 e US$20 bilhões anuais em divisas. E como todos sabemos, o Brasil precisa dessas divisas desesperadamente.

Conectem o Rio ao mundo!

Be the first to comment on "Do que o Rio de Janeiro Precisa para Alavancar o Turismo?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*