Como é Voar na Primeira Classe do B747-400 da British Airways entre Nova Iorque e Londres

Como É Voar Na Primeira Classe Do B747-400 Da British Airways Entre Nova Iorque e LondresBritish Airways B747-400

A British Airways (BA) oferece atualmente 12 voos diários entre Nova Iorque e Londres, porém apenas um voo durante o dia e todos os outros têm partida a noite chegando em Londres na manhã seguinte. Como eu estava indo para Londres de primeira classe, optei pelo voo diurno para ter mais tempo de aproveitar o produto – afinal de contas não é sempre que se tem a chance de voar de primeira classe, não é mesmo?!? 😊

Para mim, que sou apaixonado por aviação, esse voo foi bem especial uma vez que voei o que já foi considerada (ou talvez ainda seja) uma das rotas mais importantes do mundo, numa empresa tradicional (não necessariamente a melhor hoje em dia, infelizmente) e o mais importante de tudo, no icônico Boeing B747-400, também conhecido como Jumbo.

Bora ler a avaliação abaixo para ver como foi o meu voo!

Detalhes do Voo

  • Rota: Nova Iorque – Londres
  • Aeronave: B747-400
  • Poltrona: 1A
  • Horário de Partida: 07:55h
  • Horário de Chegada: 19:45h
  • Duração: 07:55h

Como se pode ver acima, devido à diferença de horário entre os dois países, o voo parte quase oito da manhã e chega em Londres quase oito da noite. Isso explica porque a maioria das pessoas evitam esse voo uma vez que se perde um dia de férias ou de trabalho.

A reserva de assentos na primeira classe ainda é gratuita. Os assentos 1A e 1K ficam bloqueados no sistema e são liberados para portadores do cartão Gold no Executive Club da British Airways ou para passageiros famosos (atores, cantores, etc.). Caso o passageiro não seja BA Gold, em alguns casos ainda dá para tentar reservar o 1A ou 1K no momento do check-in, caso os mesmos ainda estejam disponíveis.

Como É Voar Na Primeira Classe Do B747-400 Da British Airways Entre Nova Iorque e Londres

Poltrona 1A

Uma dica que muita gente não sabe – ao fazer o check-in online usando um smartphone ou computador, o passageiro não deve fazer o download do cartão de embarque ou imprimi-lo se ainda quiser mudar de lugar. Até que não se faça uma dessas duas coisas, o sistema ainda permite a troca de lugar a qualquer momento.

Os assentos 1A e 1K no B747-400 são bons para quem viaja acompanhado e quando as duas pessoas querem um lugar na janela. Pela proximidade dos lugares, dá tranquilamente para interagir com o companheiro de viagem. Além disso, esses dois assentos são os mais privados da cabine o que faz deles os mais procurados!

Check-in e Sala VIP

A maior dureza desse voo é que o dia começa bem cedo para quem embarca nele. Acordei às 05:00h, saí do hotel às 05:30h da manhã e às 06:00h já estava no JFK, pois peguei o hotel mais próximo do aeroporto que consegui. Se eu tivesse ficado em Manhattan, provavelmente teria que ter acordado lá pelas 04:00h!!

Como É Voar Na Primeira Classe Do B747-400 Da British Airways Entre Nova Iorque E Londres

Terminal 7 da British Airways no Aeroporto JFK em Nova Iorque

A BA opera a partir do Terminal 7 no JFK e tem sua própria área de check-in. Eu me dirigi aos balcões dedicados aos passageiros da primeira classe e em menos de cinco minutos já estava com meu cartão de embarque uma vez que estava viajando apenas com bagagem de mão.

Na sequência um funcionário me acompanhou até o raio x, também exclusivo aos passageiros da primeira classe e como era bem cedo também não tinha ninguém na minha frente. Ou seja, com menos de 15 minutos da minha chegada ao aeroporto eu já estava com tudo resolvido e fui dar uma olhada no free shop, que não oferece tanta variedade de produtos como em São Paulo ou Lisboa, por exemplo.

Como É Voar Na Primeira Classe Do B747-400 Da British Airways Entre Nova Iorque e Londres

Concorde Room – Sala VIP para Passageiros de Primeira Classe

Como ainda tinha uns trinta minutos para o embarque começar, eu decidi dar uma espiada rápida na sala VIP dedicada aos passageiros da primeira classe. Devido à hora o espaço estava basicamente morto. Acho que haviam umas duas pessoas além de mim, pois imagino que muitos passageiros cheguem no aeroporto em cima da hora e vão direto para o embarque.

Assim que entrei na sala as funcionárias bastante atenciosas já vieram me oferecer café da manhã, mas eu não estava disposto a encarar comida ainda. Então aceitei apenas um café e me sentei num canto para tentar acordar e me situar! Fico devendo para vocês uma avaliação detalhada do espaço, porém em breve teremos algo para compartilhar. Fiquem de olho!

Embarque

O embarque começou pontualmente às 07:15h como indicado no cartão de embarque e uma vez que eu queria tirar umas fotos da cabine antes que os outros passageiros chegassem eu pedi para entrar uns minutinhos antes.

Assim que cheguei no avião uma comissária me acompanhou até o meu lugar, o que é um procedimento padrão da BA. Isso só não acontece se algum outro passageiro da primeira classe tiver embarcado na sua frente, o que deixa apenas um tripulante na porta recebendo as pessoas e aí claro, não haverá ninguém para te acompanhar. Às vezes vejo pessoas falando que isso é uma besteira e que eles sabem como chegar nos seus lugares por conta própria, mas eu acho que não tem nada a ver com saber chegar ou não. Isso para mim é um mimo que faz parte do serviço.

Assim que cheguei no meu lugar outra comissária veio se apresentar, trouxe o amenity kit (falo mais sobre ele abaixo), me ofereceu uma bebida de boas-vindas, pijamas e chinelos. Até me surpreendi quando ela me ofereceu os chinelos, pois eles são distribuídos apenas quando o passageiro pede e como muita gente nem sabe que estão disponíveis nunca pedem!

Cabine

Embora os B747 da BA já estejam bem velhinhos e surrados, eu gosto muito da primeira classe deles. O formato das janelas, que são duas por passageiro, e a coloração azulada são perfeitos.

Como É Voar Na Primeira Classe Do B747-400 Da British Airways Entre Nova Iorque e Londres

Primeira Classe do B747-400 da British Airways

Uma das coisas que eu acho bastante elegante nas cabines é a luz de leitura estilo abajur que dá um toque bem especial e de certa forma remete ao sentimento de se estar em casa e não em um avião.

Como É Voar Na Primeira Classe Do B747-400 Da British Airways Entre Nova Iorque e Londres

Luz de Leitura – ‘Abajour’

Do lado da luz, tem um compartimento onde fica o controle remoto da tela e abaixo do mesmo os dois primeiros botões controlam a intensidade da luz do abajur, na sequência o botão maior que faz com que a poltrona vire cama e abaixo dele vêm os comandos que também regulam o assento. Mais à esquerda estão os botões que abrem e fecham as janelas, acima dos mesmos uma entrada USB e ainda o ponto para os fones de ouvido. Acho a posição desses controles bem práticos, pois requerem mínimo esforço para se alcança-los.

Como É Voar Na Primeira Classe Do B747-400 Da British Airways Entre Nova Iorque e Londres

Controles da Poltrona e da TV

Outro ponto positivo dos assentos da primeira classe no B747 é que um passageiro pode convidar alguém (também da primeira classe, claro) para fazer uma refeição juntos como se estivessem em um restaurante. Enquanto um passageiro fica na parte principal da poltrona, o outro senta-se no descanso dos pés (em inglês chamam de buddy seat – ou lugar do amigo) que tem inclusive um cinto de segurança. Portanto, em caso de turbulência a pessoa não precisa retornar ao seu lugar.

Dica: Também é possível jantar juntos no B777, que é a aeronave que atualmente opera um dos voos que partem de São Paulo (7 vezes por semana). Já no B787, que também opera em São Paulo duas vezes por semana não é possível, pois as poltronas são diferentes. Em suma, caso você queira ter essa experiência na primeira classe partindo de São Paulo certifique-se que seu voo é o BA246 que é operado pelo B777.

O amenity kit da primeira classe foi desenvolvido pela Liberty, uma loja de departamentos de Londres, especialmente para a British Airways. No amenity kit vêm os seguintes produtos da marca Refinery: hidratante para as mãos, creme para os lábios, desodorante, gel de barbear, barbeador, pente, caneta, pasta e escova de dentes, meias, máscara para os olhos e plugs para os ouvidos. Agora, como vocês podem ver nas fotos abaixo, a bolsinha da versão feminina faz bastante sucesso devido ao design colorido da mesma!

Comparado com outros assentos de primeira classe, o da British Airways não é o melhor que existe, mas eu ainda o acho bem confortável, tem bastante espaço e dá ao passageiro alguma privacidade. Como parte do serviço oferecido, caso o passageiro queira dormir durante o voo, o que não foi o meu caso uma vez que o voo era diurno, os comissários preparam a cama. A foto abaixo dá uma boa idéia de como fica o assento na posição cama. Nada mal, não acham?!?! 😊

Como É Voar Na Primeira Classe Do B747-400 Da British Airways Entre Nova Iorque e Londres

Poltrona da Primeira Classe na Posição Cama

Para finalizar deixo minhas impressões sobre algo que acho que faz falta na primeira classe da British Airways – compartimentos para guardar objetos pessoais. Existe espaço para um casaco e sapatos, mas todo o resto que os viajantes modernos (soou sofisticado, não é mesmo?!?) carregam consigo, como passaporte, carteira, telefone, tablet e livros ficam expostos perto dos controles do assento, o que não é bom.

Como É Voar Na Primeira Classe Do B747-400 Da British Airways Entre Nova Iorque e Londres

Espaço para Casaco e Calçados (Foto Cortesia – Michele)

Serviço de Bordo

Passageiros da primeira classe podem fazer as refeições na hora que desejarem e normalmente embarcam três pratos diferentes para a pessoa escolher. No meu voo, como era de manhã, a refeição principal era café da manhã, claro!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dentre as opções possíveis eu optei pelo prato quente, ou o tradicional café da manhã britânico. Como já estávamos com um tempinho de voo, achei que não seria uma má idéia tomar um champanhe que no caso era um Laurent-Perrier Grand Siècle.

Como É Voar Na Primeira Classe Do B747-400 Da British Airways Entre Nova Iorque e Londres

Entrada do Café da Manhã

De entrada foi servido um suco de laranja, depois iogurte e por último um prato de frutas. Na sequência veio o prato principal com linguiça de porco, bacon, cogumelos, batatas, tomate e um omelete que diga-se de passagem estava muito bom! Como acompanhamento serviram torradas, geléia e chá (ou café).

Como É Voar Na Primeira Classe Do B747-400 Da British Airways Entre Nova Iorque e Londres

Prato Principal do Café da Manhã

Haviam dez passageiros na primeira classe e as duas comissárias foram super rápidas e em menos de uma hora o serviço já estava terminado, o que é muito bom pois deixa os passageiros a vontade para aproveitarem o tempo de viagem da forma que quiserem. Inclusive, observei que várias pessoas passaram a maior parte do tempo trabalhando.

Como É Voar Na Primeira Classe Do B747-400 Da British Airways Entre Nova Iorque e Londres

Segunda Refeição antes da Chegada em Londres

Antes de chegarmos em Londres foi servido uma segunda refeição fria – mozzarella di bufala, tomates, basil, alguns vegetais grelhados e roast beef. E para finalizar uma pequena sobremesa com três doces diferentes.

Como É Voar Na Primeira Classe Do B747-400 Da British Airways Entre Nova Iorque e Londres

Sobremesa

Em termos de bebidas havia uma variedade de bebidas quentes, incluindo vodka, whisky, gin e licores como Cognac e Baileys. Quanto aos vinhos haviam três brancos e três tintos. Aliás, a seleção de vinhos da Bristish Airways é sempre muito boa, tanto na primeira classe quanto na executiva, colocando-a à frente de algumas empresas que no geral oferecem um serviço melhor aos passageiros.

O serviço de bordo como um todo foi muito bom, pois a tripulação era bastante profissional e atenciosos. Dessa vez a BA superou minhas expectativas!

Entretenimento

Como a tela é “touch screen” o passageiro tem a opção de usar o controle remoto ou tocá-la diretamente. O tamanho da tela e a qualidade da mesma são bons, já o fone de ouvido deixa um pouco a desejar uma vez que não abafa os ruídos da cabine completamente. Por conta disso eu sempre uso o meu próprio fone de ouvido.

Como É Voar Na Primeira Classe Do B747-400 Da British Airways Entre Nova Iorque e Londres

Entretenimento e Fones de Ouvido

Para mim a variedade de filmes e músicas oferecidos pela British Airways são bons, pois sempre encontro algo interessante para assistir ou ouvir. Seja um clássico ou um novo lançamento.

Não chega a ser uma grande falha, mas a única coisa que faltou a bordo foram jornais, pois todas as publicações eram do dia anterior. Isso é uma falha no procedimento da empresa, pois a aeronave deve ter ficado pelo menos umas 7 horas em solo em Nova Iorque, ou seja, tempo mais que suficiente para alguém colocar os jornais a bordo.

Conclusão

Como É Voar Na Primeira Classe Do B747-400 Da British Airways Entre Nova Iorque e Londres

Revista GQ

Muita gente costuma dizer que a primeira classe da British Airways é a melhor classe executiva que existe atualmente. Na minha opinião, caso o indivíduo seja um passageiro frequente de primeira classe, essa afirmação é totalmente válida. Porém, se a pessoa viaja de primeira classe uma ou duas vezes por ano, o produto da British Airways ainda vai causar uma boa impressão.

Esse foi um dos melhores voos que fiz com a British Airways, tão bom quanto o meu voo de ida que a Michele avaliou aqui (texto somente em inglês), não só pelos pontos que mencionei no segundo parágrafo acima, mas também pela experiência a bordo como um todo. A comida estava muito boa e as comissárias eram extremamente simpáticas e atenciosas (meu copo não ficou vazio um minuto!!!), o que aliás faz uma tremenda diferença na viagem de qualquer um, independentemente de qual classe se está viajando.

Bom … é isso! Espero que tenham gostado e se ainda não o fazem, sigam-nos no Instagram – turningleftforless.brasil e curtam nossa página no Facebook – para ver fotos dos mais variados lugares do mundo por onde nós e nossos leitores andam.

Caso você tenha alguma dúvida sobre esse voo, ou queria perguntar qualquer coisa sobre viagens, entre em contato conosco no admin@turningleftforless.com.br e responderemos o mais rápido possível.

Clique aqui para ler outras avaliações de voos.