Dez Erros dos Turistas Em Nova Iorque

Dez Erros dos Turistas Em Nova IorqueCidade de Nova Iorque

Nova Iorque sem sombra de dúvidas é fascinante e com muitas atrações. A cidade tem todos os principais atrativos que procuramos quando viajamos: excelentes opções culturais, gastronomia excepcional, atrações diurnas e uma noite incrível. A cidade tem inclusive praias para quem aparece por lá no verão e claro, não podemos esquecer, uma graaaande variedade de lojas para fazer compras.

Mas tudo parece tão maravilhoso, certo? Errado! Apesar de existir muita literatura e informação disponível, é muito comum ver os marinheiros de primeira viagem cometendo erros básicos, que de fato poderiam ser evitados!

Mas que erros são esses? O meu amigo Lipe, um carioca que vive na cidade há muitos anos e já viu muito turista se metendo em roubada na Big Apple, criou essa lista com os dez erros mais comuns cometidos pelos visitantes da cidade. Leia e aprenda, ou vamos rir juntos relembrando de nossos erros na cidade. 😉

1 – Usar Táxis em Manhattan

Se você ainda não sabe, aprenda agora. Turismo urbano, em qualquer metrópole do mundo, se faz a pé ou com transporte público! Não tem como fugir dessa regra.

Mas voltando ao caso, não confie nos táxis para cruzar a cidade do lado leste para o oeste e vice-versa. Nessas direções o trânsito é complicado pela preferência das vias que cortam Manhattan de norte a sul e sul a norte. Para facilitar sua visualização, de Downtown que fica ao Sul para o Bronx que fica ao Norte, e vice-versa.

Dez Erros dos Turistas Em Nova Iorque

Taxis Amarelos (Yellow Cabs) de Nova Iorque

Sempre que for cruzar a cidade vá de metrô, pois te ajudará a economizar tempo … e sola de sapato! Aliás, durante sua estada em Nova Iorque use e abuse do transporte coletivo. O metrô pode ainda ter estações velhas e sujas, mas é bem eficiente em sua missão de transportar e rotas como Midtown até Downtown são feitas rapidamente graças aos trens expressos!

Além disso, o metrô conecta o aeroporto JFK a Manhattan, aos estádios da ilha e permite acesso à malha ferroviária que leva ao aeroporto de Newark (EWR). É possível chegar de metrô até nas estações de onde partem os trens para Washington DC e Boston.

2 – Fazer o Circle Line Tour ao Redor da Ilha Inteira

Não vale a pena! Você vai se surpreender com muita coisa a ser vista logo que o seu barco sair da doca e por uma boa hora. Mas depois que você estiver no East River e passar da altura da Rua 70, a impressão é que não há mais nada a ser visto, e não há mesmo! Melhor fazer o cruzeiro que sai do Hudson e vai até a Doca do East River.

3 – Não Conhecer a Ilha Roosevelt e Andar de Bondinho

Simmmm, Nova Iorque tem um bondinho!!!! Ele na verdade existe para conectar a Ilha Roosevelt a Manhattan na altura da Rua 60 com a 2ª Avenida. O bondinho existe desde quando ainda nem existia metrô na Ilha Roosevelt.

Dez Erros dos Turistas Em Nova Iorque

Manhattan ao Entardecer

Vale a pena ir até o parque no sul da Ilha e andar por toda sua extensão. Você terá vistas incríveis do prédio das Nações Unidas e de toda a ilha de Manhattan. Aliás, o por do sol lá é incrível!!!! Ahh … o bondinho funciona com o cartão do metrô (Metrocard).

4 – Andar de Ônibus Turísticos

Para quem olha aquelas pessoas tirando fotos e tomando sol ou frio (e faz bastante frio, viu!?!?), o passeio nos ônibus de dois andares que cortam a ilha de Manhattan em todas as direções parece ser interessante. Mas não é! Além de ficar totalmente limitado e tendo que esperar pelos ônibus nos pontos, você passa pelas atrações de forma rápida muitas vezes, sem oportunidade para tirar fotos.

Aliás, quando eu fiz o passeio de ônibus eu não sabia se tirava fotos ou se olhava as atrações. No fim das contas acho que não fiz nem um, nem outro! 😀

5 – Ficar Apenas em Manhattam e não ir a New Jersey

Quer fotos incríveis de Nova Iorque? Além da dica que demos sobre a Ilha Roosevelt, vale a pena ir visitar o distrito do Brooklyn e também as cidades de New Jersey que ficam na margem do Hudson. Hoboken e Jersey City por exemplo oferecem vistas incríveis do outro lado do rio que poucas lentes captam.

Dez Erros dos Turistas Em Nova Iorque

Manhattan Vista a Partir de New Jersey

Além disso você pode se surpreender com restaurantes incríveis e com preços mais acessíveis que os de Manhattan. Muitas atrações de Nova Iorque na verdade ficam fora da cidade: o estádio do Giants, time de futebol americano da cidade de Nova Iorque fica em New Jersey. O zoológico da cidade fica no Bronx, vários museus menores e até mesmo o famoso parque esportivo onde acontece o torneio de tênis (US Open) estão fora da Manhattan.

6 – Se Render aos Restaurantes Turísticos

Acho que esse é um dos piores! As grandes redes que exploram esses restaurantes, alguns deles com várias filiais em Nova Iorque, especialmente em regiões turísticas como Times Square, sabem como oferecer um mix de preços interessantes e ambientes diferentes para atrair os turistas. Mas a verdade é que você deve procurar restaurantes pequenos que existem por toda a cidade para experimentar a culinária que faz de Nova Iorque um centro gastronômico de primeira linha.

7 – Compras em Grandes Lojas de Departamentos

Você pode até conseguir algumas coisas por preços incríveis mas a realidade é que os preços de lojas como a Macy’s, mesmo com o desconto que os turistas podem obter ao apresentarem seus passaportes, são maiores do que os praticados em outras cidades americanas. Lembre-se que Nova Iorque não é para comprar, é para passear. Quer fazer muitas compras? Vá para a Flórida!

8 – Comprar Eletrônicos nas Galerias

Quem mora em grandes cidades sabem muito bem do “tipo” de galerias que estamos falando! Essas lojas em geral trabalham com produtos de segunda linha ou comprados em liquidações de fim de estoque. Por isso oferecem uma gama de produtos que inclui os já obsoletos walkmans, até os mais modernos smartphones.

Ocorre que sua garantia nessas lojas será sempre muito limitada, e ninguém sabe por quanto tempo os produtos estavam ali na prateleira! Dê preferência a cadeias como Bestbuy ou mesmo comprar o que você precisa na Amazon e pedir para entregar no seu hotel ou em um dos pontos de coleta da própria Amazon. Além de tudo você ainda irá economizar tempo, sem no dinheiro, claro!

9 – Não Seja um Turista Eterno

Se você for passar mais do que 15 dias na cidade vale a pena algumas considerações muito importantes. Não deixe de comprar seu vale do metrô pelo período mais longo possível, não deixe de registrar seus cartões de crédito em um dos programas de Dining das cias aéreas americanas.

Dez Erros dos Turistas Em Nova Iorque

Central Parque no Outono

Vale a pena fazer seu registro no programa de uma delas só pra tirar proveito do programa, pois se ficar 30 dias na cidade e gastar cerca de US$100 por dia, terá ao final do mês incríveis 15 mil milhas. Se optar pela American, Delta ou JetBlue, que tem parceiros amplos no Brasil respectivamente a Latam, Gol e Azul, você vai ganhar o suficiente para uma viagem de ida (e quem sabe ida e volta) para destinos nacionais! Clique aqui para ler mais sobre esse programa.

Além disso é recomendável usar um chip de celular pré-pago. Seu custo de internet vai ser mais baixo. Só não esqueça de desbloquear seu celular antes de chegar nos Estados Unidos.

10 –  Não Comprar o New Iorque Pass

Em Nova Iorque paga-se para entrar em todos os museus e galerias. Se durante a sua visita você está planejando conhecer os museus. Sugerimos considerar a compra do New Iorque Pass, pois você evitará filas e pode vir a economizar dinheiro.

Faça as contas de quanto custa cada ingresso individual para os locais que você está planejando visitar e compare com o custo do passe. Inclusive, o Empire State Building está incluído no New Iorque Pass.