Um Dia em Brasília – O que Ver e Fazer

Um Dia em Brasília - O que Ver e FazerVista Panorâmica de Brasília

Brasília já não guarda “quase” nenhum segredo para mim! Em 2018 me hospedei na cidade 28 vezes e passei pelo seu aeroporto exatas 100 vezes, ou algo em torno de uma vez a cada três dias descontando-se minhas férias. Isso acontece porque Brasília é considerada um dos principais hubs aéreos (ou centros de distribuição de voos) do Brasil, interligando as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste ao Sul e Sudeste e também a outros países.

Uma Cidade Planejada

Como todos sabemos, Brasília é a capital federal do Brasil e o centro do poder político nacional. Uma cidade jovem de apenas 58 anos e a maior cidade planejada do mundo construída no século XX. Interessante, não?!? 😊

Brasília foi idealizada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, dispensando qualquer tipo de apresentação. É considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico.  Vista de cima a cidade se assemelha a um avião com o Eixo Monumental, o Plano Piloto, a Asa Sul e a Asa Norte.

A capital brasileira é dividida em blocos numerados e setorizados. Daí vem uma curiosidade marcante em relação às outras cidades do Brasil, a nomenclatura de seus endereços é praticamente uma coordenada geográfica.

Um Dia em Brasília - O que Ver e Fazer

Esplanada dos Ministérios – Vista a Partir da Catedral de Brasília

Por exemplo, o endereço do hotel que costumo ficar é SHN – Quadra 2 – Bloco A – Asa Norte. SHN é o setor hoteleiro norte. Também há a setor hoteleiro sul (Asa Sul), setor bancário, setor das embaixadas, setor hospitalar e assim vai. Uma outra curiosidade de Brasília é que dizem que essa cidade não tem esquinas. Mas deixo essa particularidade para vocês mesmos descobrirem! 😀

Tenho um amigo que queria conhecer Brasília, mas tinha apenas um dia disponível em sua agenda. Baseado nisso, montei um roteiro para explorarmos a cidade e ver as principais atrações. Inclusive, esse roteiro serve para quem está passando pelo aeroporto da cidade e tem um longo período de espera entre um voo e outro.

Agora vamos sair da “WikiThomaz” e descobrir o que se tem para ver e fazer em Brasília, que é um verdadeiro museu arquitetônico a céu aberto! Espero que gostem da leitura e se tiverem alguma pergunta, me escrevam que eu responderei o mais rápido possível.

Um Dia em Brasília - O que Ver e Fazer

Eu e meu amigo Renato em Brasília

Ao chegarmos no aeroporto de Brasília alugamos um carro. Mas caso você não queira dirigir e goste de caminhar também é possível, a partir do Eixo Monumental, conhecer os principais pontos turísticos de Brasília a pé. Nesse caso, no aeroporto pode-se optar por táxi, Uber ou mesmo ônibus com destino ao Eixo Monumental e a partir da Torre de TV ou da Catedral de Brasília ir caminhando em direção à Praça dos Três Poderes.

Legião da Boa Vontade    

Começamos nosso roteiro pela Legião da Boa Vontade (LBV) na Asa Sul antes de seguir para o Eixo Monumental, local onde estão os principais “monumentos” de cidade

Independentemente de sua religião ou crença, eu recomendo visitar a LBV. Nesse local há um templo chamado Templo da Paz que é em formato de pirâmide e ideal para reflexão e meditação. Dentro dessa pirâmide o piso em granito traz o desenho de uma espiral com uma linha escura e outra clara.

Um Dia em Brasília - O que Ver e Fazer

Legião da Boa Vontade – LBV

O visitante inicia sua caminhada na linha escura, vai caminhando dentro dessa espiral, em sentido anti-horário até alcançar o centro da pirâmide. Ali inicia a caminhada de volta na linha clara no sentido horário. Uma atendente nos explicou que a linha escura representa a difícil jornada em busca de equilíbrio e a clara uma jornada nova e iluminada.

Nesse complexo ecumênico, além dessa pirâmide há também salões com exposições artísticas, uma sala com temas egípcios e várias peças esculpidas em pedras de diferentes tipos. A entrada no templo é gratuita e o mesmo fica aberto 24 horas. Vale a pena conferir!

Praça dos Três Poderes

Depois da LBV partimos em direção à Praça dos Três Poderes, onde ficam as sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Obviamente essa praça tem esse nome por ali estarem os três poderes da república que representam a nossa democracia.

Palácio do Congresso Nacional

Nossa primeira parada foi no Palácio do Congresso Nacional, o principal cartão postal de Brasília, onde já tínhamos agendado uma visita. O Palácio é aquela construção com duas torres gêmeas e nas suas laterais duas cúpulas nos formatos côncavo e convexo. Tenho certeza que vocês já o viram na televisão, certo?!?!

Um Dia em Brasília - O que Ver e Fazer

Congresso Nacional

O Palácio do Congresso Nacional é a sede do poder legislativo. Do lado convexo (cúpula menor) está o Senado Federal e do lado côncavo (cúpula maior) está a Câmara dos Deputados. Na parte interna das cúpulas é onde estão localizados os plenários – locais dos debates e votações dos senadores e deputados.

A visita durou aproximadamente uma hora e um guia nos levou para conhecer os seguintes locais:

  • Salão Negro – entrada de honra do Congresso Nacional.
  • Salão onde são recebidas as autoridades.
  • Salão onde ficam os repórteres.
  • O Túnel do Tempo, ambiente reconhecido por mim pelos telejornais devido às entrevistas de última hora com os políticos.

Vimos ainda algumas obras de arte e uma exposição dos presentes de autoridades de outros países aos parlamentares brasileiros. Caso os deputados e senadores estejam no plenário também é possível assistir, por alguns minutos, uma sessão no plenário.

Clique aqui para agendar sua visita ao Congresso Nacional.

Supremo Tribunal Federal

Também na Praça dos Três Poderes está localizado o Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta instância do poder judiciário brasileiro. Assim como no Congresso Nacional, é possível agendar visitas para o Supremo Tribunal Federal. Mas infelizmente, como nosso voo saiu atrasado de São Paulo perdemos o horário da visita.

Um Dia em Brasília - O que Ver e Fazer

Supremo Tribunal Federal

Eu já visitei o STF numa outra ocasião, porém há muitos anos atrás e não lembro de muita coisa. No entanto, tenho certeza de ter visto o original de nossa Constituição Federal de 1988.  Afinal, a função institucional fundamental do STF é servir como guardião da constituição. Logo na entrada tem a Justiça uma escultura que representa o poder judiciário. Parada mais que obrigatória para fotos.

Clique aqui para agendar sua visita ao Supremo Tribunal Federal.

Palácio do Planalto

Ainda na Praça dos Três Poderes tem-se o Palácio do Planalto, sede do poder executive, que é onde fica o presidente da República. Dessa praça é possível visualizar a Rampa que conduz ao salão e ao parlatório, local onde é feito a troca de faixa presidencial de um presidente para outro, no ato solene da posse.

Um Dia em Brasília - O que Ver e Fazer

Palácio do Planalto

Em dia “comuns” é possível ver a troca da guarda (dragões da independência) numa “coreografia” que vale a pena assistir. É possível agendar visitas, mas somente para os domingos.

Clique aqui para agendar sua visita ao Palácio do Planalto.

Mastro da Bandeira, Pombal e Os Candangos

Existem ainda três importantes monumentos na praça. O primeiro é o Mastro da Bandeira, guardando a bandeira brasileira que dependendo da direção do vento pode ser vista de diversos pontos da cidade, pois o mastro tem 100m de altura. Aliás, essa parece ser a maior bandeira hasteada do mundo.

Um Dia em Brasília - O que Ver e Fazer

Mastro da Bandeira (esquerda) e Bompal (direita)

O segundo monumento é o Pombal, encomendado pela primeira dama Eloá, mulher do presidente Jânio Quadros. Há algumas polêmicas em relação à essa construção por ter sido construído em formato de pregador de roupa e por ter sido encomendado por uma mulher.

Um Dia em Brasília - O que Ver e Fazer

OS Guerreiros (Os Candangos)

O terceiro e principal monumento da praça são as esculturas “Os Guerreiros”, mais conhecida como “Os Candangos”. Para quem não sabe, Candango foi o nome dado aos trabalhadores, muitos deles provenientes do Nordeste do país, que vieram para trabalhar na construção de Brasília. Esse monumento foi uma forma de homenagear a importância dessas pessoas e é considerado um símbolo de Brasília.

Pira do Panteão da Pátria e Museu Histórico de Brasília

Para finalizar, a praça tem também a Pira do Panteão da Pátria, que estava apagada para reforma quando estivemos lá e o Museu Histórico de Brasília, cuja fachada é uma escultura da cabeça de Juscelino Kubitschek.

Depois de várias fotos, selfies e compramos um souvenir da cidade, seguimos para a Catedral de Brasília.

Catedral de Brasília

A Catedral de Brasília, Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, é na minha opinião uma verdadeira obra de arte. Seu formato lembra mãos juntas e espalmadas e ao lado um campanário com quatro sinos, formam um conjunto espetacular.

Um Dia em Brasília - O que Ver e Fazer

Entrada da Catedral e os Quatro Evangelistas

A catedral localiza-se no centro do Eixo Monumental. No acesso à Catedral há quatro estátuas representando os quatro evangelistas – Mateus, Marcos, Lucas e João. Para entrar na catedral passa-se por um pequeno túnel e uma vez dentro depara-se com um ambiente claro e iluminado. A luz natural vem dos vitrais em tons de azul, verde e branco.

Um Dia em Brasília - O que Ver e Fazer

Vitrais no Interior da Catedral

No centro da catedral há três anjos suspensos por cabos. Essa catedral não lembra, em hipótese alguma, o formato das catedrais e igrejas tradicionais e seu interior é pequeno e em formato de círculo. Parada mais que obrigatória em Brasília.

Um Dia em Brasília - O que Ver e Fazer

Anjos Suspensos (de Alfredo Ceschiatti)

Da catedral tem-se uma visão ampla da Esplanada dos Ministérios, localizada no Eixo Monumental com 17 prédios que abrigam os ministérios e órgãos públicos. Dali fomos para a Torre de TV.

Torre de TV

Estive nessa torre na primeira vez que estive em Brasília e tem um mirante de onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade. É possível visualizar as Asas Sul e Norte, o Eixo Monumental e o Plano Piloto.

Um Dia em Brasília - O que Ver e Fazer

Torre de TV

No térreo dessa torre costuma ter uma feirinha com produtos locais. Porém nessa visita a torre estava fechada para reforma, o que foi um pouco frustrante, principalmente para meu amigo, já que dali dá para se ter uma dimensão do que é Brasília e entender seu formato de “avião”.

Memorial JK e Memorial dos Povos Índigenas

Na sequêcia fomos para o Memorial JK, um museu onde se encontra o corpo de Juscelino Kubitschek e uma exposição sobre sua vida. Lembrando que Juscelino Kubitschek foi o presidente que fundou a cidade de Brasília.

Um Dia em Brasília - O que Ver e Fazer

Juscelino e Sarah Kubitscheck e Memorial JK ao Fundo

Como estávamos curtos de tempo devido ao nosso voo ter chegado atrasado em Brasília, decidimos não entrar no memorial. Porém eu já o havia visitado antes e recomendo passar algum tempo lá, pois tem um acervo bem interessante e variado.

Em frente ao Monumento JK temos o Memorial dos Povos Indígenas, também por questão de tempo fizemos apenas um “pit stop” para fotos.

Restaurante Mangai

Saímos do Eixo Monumental e fomos fazer um “almojanta” no restaurante Mangai, que é muito tradicional em João Pessoa e Natal. O restaurante tem uma culinária nordestina fantástica e optamos pelo tradicional “escondidinho de carne de sol”.

O restaurante fica ao lado do lago Paranoá (Setor de Clubes Esportivos Sul – Trecho 2 – Lote 2 – Asa Sul) e com vista à Ponte JK.

Lago Paranoá

O lago Paranoá é um lago artificial construído junto com Brasília. O lago foi criado com o objetivo de aumentar a umidade do ar em suas proximidades, pois Brasília é uma cidade localizada no cerrado com clima predominante seco e nos meses de agosto a umidade relativa do ar atinge níveis muito baixos de até 15%.

Um Dia em Brasília - O que Ver e Fazer

Lago Paranoá – Brasília

Outros Passeios

Fizemos um passeio de um dia, mas acredito que o ideal seriam dois dias para explorar esse museu a céu aberto que é Brasília. Para quem tem mais tempo disponível eu sugiro incluir os pontos listados abaixo, que tive a oportunidade de conhecer em outras ocasiões que estive na capital federal:

  • Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek – um dos mais extensos centros de lazer ao ar livre da cidade
  • Pontão do Lago Sul – vários bares, restaurantes e quiosques na beira do lago Paranoá
  • Museu do Catetinho – primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek, prédio todo em madeira
  • Palácio do Itamaraty – Ministério das Relações Exteriores
  • Palácio da Justiça – Ministério da Justiça
  • Museu Nacional de Brasília – Inaugurado em 2006 no dia em que o arquiteto Oscar Niemayer completou 99 anos de idade.
  • Caminhar no final da tarde no Parque da Cidade
  • Ver o pôr do sol no Pontão do Lago Sul

Conclusão

Foi uma pena que nosso voo tenha atrasado para sair de São Paulo, mas mesmo assim pudemos ver quase tudo o que eu havia planejado. Como já disse, Brasília é um museu arquitetônico a céu aberto e vale muito a pena conhecer a cidade.

Um Dia em Brasília - O que Ver e Fazer

Supremo Tribunal Federal – Escultura A Justiça (Praça dos Três Poderes)

Meu amigo voltou para São Paulo impressionado com a cidade. Ele não imaginava que Brasília tivesse tanto a oferecer e espero que após ler esse texto você também resolva conferir com seus próprios olhos o que nossa capital federal tem de bom.

Fico por aqui e nos encontramos numa próxima cidade! 😉

4 Comments on "Um Dia em Brasília – O que Ver e Fazer"

  1. Adorei a página. Agende uma visita, as quartas feiras, no palácio da alvorada, do nosso Queirós presidente.

    • Thomaz - O Viajante | janeiro 21, 2019 at 1:03 pm | Responder

      Obrigado pela mensagem Franciso!
      Que bom que tenha gostado da página e espero que continue nos seguindo.
      Valeu pela dica! Ou seja, também é possivel visitor o Palácio da Alvorada às quartas-feiras.
      Grande Abraço,
      Thomaz

  2. Me senti andando pela cidade! Bela matéria.

    • Thomaz - O Viajante | janeiro 21, 2019 at 4:22 pm | Responder

      Olá Marcelo,
      Que bom que gostou da matéria. O objetivo era realmente fazer com a pessoa se sentisse caminhando pelas ruas e vizualisando o que vi.
      Um grande abraço,
      Thomaz

Leave a comment

Your email address will not be published.


*