Quem Ainda Opera o B747-400 e Até Quando

British Airways Anuncia a Data da Aposentadoria dos Primeiros B747-400B747-400 da British Airways

O Boeing 747, também conhecido como Jumbo, fez o seu primeiro voo de teste em fevereiro de 1969 e foi um dos grandes sucessos da aviação comercial mundial com mais de 1.500 unidades produzidas. Porém, para a tristeza dos entusiastas (e eu me incluo nessa lista), ele está desaparecendo da aviação civil. Seguramente ele ainda será visto pelo mundo por muitos anos executando uma tarefa não menos nobre, porém bem solitária. Estará dedicado ao transporte de cargas.

Numa velocidade cada vez maior, o Jumbo está dando lugar a aeronaves mais modernas que consomem menos combustível e poluem menos. Basta olhar nos principais aeroportos do mundo para ver que os A350, B787 e B777 já são maioria.

Quem Ainda Opera o B747-400 e Até Quando

B747-400 da KLM

De acordo com o airfleets.net, dezenove empresas aéreas ainda usam o B747-400. Porém empresas como a British Airways e a holandesa KLM já anunciaram que nos próximos anos irão aposentar seus Jumbos.

Onde Ver o B747-400

Europa

A Europa e Ásia ainda são os lugares mais fáceis para se ver um Jumbo. Dentre os aeroportos europeus, provavelmente o Aeroporto de Heathrow, em Londres, seja o lugar de maiores chances de se observar um B747-400, pois a British Airways ainda tem 35 unidades em sua frota. Em segundo lugar vem a Lufthansa com 32 e depois a KLM com 11.

Sudeste Asiático

A outra região do mundo com boa concentração de B747-400 e 800 é o Sudeste Asiático. Empresas como a China Airlines, Asiana Airlines, Korean Air e Thai Airways ainda usam o Jumbo em algumas rotas.

Aeroportos que Recebem o B747-400

Estes são alguns dos aeroportos do mundo onde ainda se pode ver o B747, seja na versão 400 ou 800:

Aeroporto Empresa Aérea
Aeroporto de Schipol em Amsterdã KLM
Aeroporto de Suvarnabhumi em Bangkok Air China, El Al e Thai Airways
Aeroporto Internacional de Beijing Capital Air China, Lufthansa
Aeroporto Logan em Boston British Airways
Aeroporto de Guarulhos em São Paulo Lufthansa
Aeroporto Tom Jobim no Rio de Janeiro Lufthansa
Aeroporto da Cidade do Cabo British Airways
Aeroporto O’Hare em Chicago British Airways, Lufthansa e KLM
Aeroporto de Frankfurt Air China, Korean Air e Lufthansa
Aeroporto Orly em Paris Corsair
Aeroporto de Hong Kong Air China, KLM e Korean Air
Aeroporto de Johanesburgo British Airways e Qantas
Aeroporto de Gatwick em Londres British Airways e Virgin Atlantic
Aeroporto de Heathrow em Londres British Airways e Korean Air
Aeroporto de Los Angeles British Airways, KLM e Lufthansa
Aeroporto de Manchester Virgin Atlantic
Aeroporto da Cidade do México KLM e Lufthansa
Aeroporto Sheremetyevo em Moscou Rossiya
Aeroporto JFK de Nova Iorque Air China, British Airways, KLM, Korean Air, Lufthansa e Qantas
Aeroporto de São Francisco Air China, British Airways e Qantas
Aeroporto Incheon em Seoul Air China, Asiana Airlines, KLM, Korean Air e Lufthansa
Aeroporto de Sydney Qantas e Thai Airways
Aeroporto de Tel Aviv El Al
Aeroporto de Haneda em Tóquio Lufthansa, Qantas e Thai Airways

Aposentadoria

Ainda não se sabe exatamente quando o último B747-400 deixará de voar na aviação comercial, mas algumas empresas já anunciaram o ano que os mesmos deixarão suas frotas. Veja abaixo:

  • 2019: El Al – Israel
  • 2020: Qantas – Australia
  • 2021: KLM – The Netherlands
  • 2022: Thai Airways – Thailand
  • 2024: British Airways – United Kingdom
Quem Ainda Opera o B747-400 e Até Quando

B747-800 da Korean Air

A única coisa boa é que algumas empresas, Air China, Korean Air e Lufthansa, compraram o B747-800, uma tentativa não muito bem sucedida da Boeing de manter o Jumbo voando por mais tempo e ao mesmo competir com A380 da Airbus. Esses aviões são bem novos e ainda devem voar por pelo menos uns dez anos – para a nossa alegria! 😀

HT: Aeronauticsonline

Be the first to comment on "Quem Ainda Opera o B747-400 e Até Quando"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*