Hotel InterContinental Kiev

Hotel Intercontinental KievInterContinental Kiev

Ano passado fui com um amigo conhecer Kiev, capital da Ucrânia, e decidi me hospedar no InterContinental Kiev. Aqui compartilho com vocês como foi a estadia e minhas impressões sobre o hotel.

Infelizmente, fiquei um pouco decepcionado com o atendimento. Veja o porquê neste artigo e aqui você pode ler sobre o que fiz e vi em Kiev durante os três dias que estive lá.

Check-in

O dia começou bem cedo com um voo a partir de Londres. Chegamos no hotel por volta das 12:00h e nos dirigimos diretamente ao balcão de check-in e nesse momento as coisas ficaram meio atrapalhadas. 😀

Para a estadia de três dias eu fiz duas reservas. Uma de uma noite com pontos e na segunda eu usei um Ambassador Weekend Voucher onde paga-se uma noite e ganha-se a segunda numa estadia de fim de semana. Bem, aqui começou a confusão!

Hotel Intercontinental Kiev

Recepção e Check-in

Eu acho que o jovem que estava fazendo meu check-in não era familiarizado com estes vouchers de fim de semana, pois se atrapalhou e me pareceu não saber o que fazer e ainda tinha a outra reserva com pontos. Depois de ir e vir, outra pessoa assumiu o check-in e aí as coisas seguiram como deveriam ser.

Eu havia reservado um King Deluxe com acesso ao Club Lounge como um dos benefícios Ambassador eu recebi um upgrade para o King Club Executive com vista para a cidade. Além do upgrade, me deram os pontos de boas-vindas e também um presente no quarto que comentarei mais abaixo.

Hotel Intercontinental Kiev

Loby no Piso Terreo

Acho que para compensar a confusão do check-in me deram um quarto em um andar alto e longe dos elevadores. Sem dúvida um ponto positivo. Gostei bastante do quarto.

Agora é hora de reclamar! Uma das coisas que me aborrece e muito com a IHG é que se sua reserva inicial não lhe der acesso ao Club Lounge, não importa o seu status no programa ou o upgrade que te deem no momento do check-in, você não terá acesso ao Club Lounge. Isso é frustrante, pois as cadeias Hilton e Marriott, por exemplo, normalmente dão acesso automático aos seus clientes com status elite em seus programas de fidelização.

Como eu estava pagando a primeira noite com pontos, para ter acesso ao Club Lounge desde o primeiro dia eu tive que pagar um adicional de €50!

Quarto

Como eu disse acima me foi dado um upgrade para um quarto King Club Executive num andar alto e com vista para a cidade. Com certeza um ponto positivo, pois a vista era ótima.

O quarto era bem espaçoso, com dois sofás, escrivaninha, máquina de café expresso, chá e um minibar com refrigerantes, cervejas e água mineral e com gás.

Hotel Intercontinental Kiev

Quarto King Club Executive

Como meu upgrade foi dado no momento do check-in, ao chegar no quarto o presente de boas-vindas ainda não estava lá. Porém, ao retornar no fim do dia eu encontrei um prato com frutas e uma garrafa de vinho tinto.

Normalmente não faço isso, mas por alguma razão coloquei o vinho no App Vivino e fiquei desapontado com o resultado, pois o vinho era muito barato. Sei que preço e qualidade nem sempre andam juntos, mas tudo tem limite. Mesmo assim, abri o bichinho e tentei beber. Só tenho a dizer que não desceu! ☹

Mas voltando ao quarto, de um modo geral o mesmo era perfeito e meu único comentário é sobre o ar condicionado. O danado era bem barulhento e eu tinha que desligá-lo todas as noites antes de dormir.

Banheiro

O banheiro era ótimo, bem grande e bem iluminado com banheira e chuveiro independentes, que aliás era do tipo cascata. A pia era de mármore e com bastante espaço.

Hotel Intercontinental Kiev

Banheiro Principal

Além do banheiro principal, havia ainda um segundo banheiro com pia e serviços sanitários. Bem conveniente para casos onde se está dividindo o quarto com alguém.

Club Lounge

Olhando para todos os hotéis da rede InterContinental que eu já me hospedei, acho que o pior Club Lounge é o do InterContinental Kiev. Diferente dos outros hotéis, a sala ficava no segundo andar e na parte de trás. Ou seja, sem vista nenhuma.

Hotel Intercontinental Kiev

Club Lounge

O happy hour no lounge era bem parado, sempre vazio. Além do meu amigo e eu, acho que contei no máximo umas cinco pessoas na sala na noite mais cheia. Ou seja, se a ideia é usar o lounge para socializar e se divertir antes de sair para jantar, não espere muito.

Mas nem tudo estava perdido. Se no happy hour a sala era uma tristeza, no café da manhã era perfeito. Era quase como que tomar café da manhã no quarto, já que era sempre super quieto.

Hotel Intercontinental Kiev

Vinho Espumante no Club Lounge

Quanto ao serviço, o atendimento era bem formal e por vezes parecia bastante mecânico. Honestamente, não sei se era algo cultural ou alguma barreira com a língua. Isso também foi uma clara diferença em ralação a outros Club Lounges que já visitei, onde as equipes eram amigáveis e rapidamente engajavam em um bate papo.

Outra diferença, no mínimo interessante, quando comparado com outros hotéis da rede é o fato de que o prosecco (não ofereciam champanhe) ficava em uma geladeira e nós tínhamos que pedir para ser servido. Em outros hotéis o champanhe fica sempre em um balde de gelo e você se serve quando e quantas vezes quiser.

Impressões Sobre o Hotel

Deixe me começar pelas coisas boas e a primeira delas é a localização. Para pessoas como eu que gostam de caminhar e explorar tudo a pé o hotel é simplesmente perfeito. Primeiro porque está na parte alta da cidade e com isso a vista é maravilhosa.

Segundo que o hotel fica próximo de algumas das principais igrejas ortodoxas de Kiev, próximo do principal museu da cidade e de alguns prédios governamentais. E quando digo próximo estou me referindo a cinco ou dez minutos de caminhada.

Hotel Intercontinental Kiev

Vista a Partir do Bar no Terraço do Hotel

Se o Club Lounge deixou a desejar, o bar no terraço do hotel compensou. O melhor horário para visitar o bar é no fim do dia, para apreciar o entardecer, tomar uma bebida e ouvir uma boa música. Visitamos o bar todos os dias e sem dúvida foi a experiência mais marcante do hotel.

O bar inclusive me pareceu ser popular com os moradores da cidade, pois em todos os dias eu vi muitos jovens por lá que não estavam hospedados no hotel. Notei ainda que o bar já recebeu muitos famosos, pois havia uma coleção de copos com assinaturas em umas prateleiras.

Hotel Intercontinental Kiev

Copo Assinado pelo Famoso DJ Holandês Tiesto

Embora a equipe do hotel fosse atentiva, fiquei com a impressão que faltou algo. Como disse acima, não sei se é algo cultural ou da língua, mas parecia sempre existir uma barreira na maneira como eles se dirigiam aos hóspedes.

No que diz respeito ao hotel em si, não há o que dizer. O hotel é muito bonito, com uma decoração mais clássica do que moderna e simples, porém elegante, característica de alguns outros hotéis da rede que já me hospedei. No entanto, esse estilo clássico combina muito bem com o prédio onde está o hotel.

Como Reservar

Eu fiz minha reserva diretamente no site do IHG e o pagamento foi uma combinação de pontos do IHG Rewars e dinheiro. Lembrando que eu também usei o Ambassador weekend voucher, no qual eu paguei apenas uma diária em uma estadia de duas noites.

A melhor estratégia para se reservar, como descrito no nosso guia para iniciantes, é sempre fazer a melhor reserva flexível (que pode ser cancelada) disponível e ficar de olho nas promoções, para quando faltar trinta dias para a data do check-in, fazer uma reserva restrita, que sempre custa menos, e cancelar a flexível.

Hotel Intercontinental Kiev

Recepção

Outra opção para se fazer a reserva é o uso de sites como o Kaligo, que normalmente oferecem promoções muito generosas para acúmulo de milhas em um grande número de empresas aéreas. Se você ainda não é cadastrado, eu recomendo criar uma conta gratuita no site e assim receber e-mails com promoções.

Porém, é importante ficar atento ao fato de que muitos hotéis não reconhecem o status do hóspede em seus programas de fidelização e nem concedem os pontos quanto a reserva é feita através de sites de viagem. E não esqueça também de comparar o valor da reserva com aquele você teria se reservasse diretamente no site do hotel!

Uma terceira opção a ser considerada é reservar o hotel como parte de um pacote, ou seja, comprar passagem aérea e hotel ao mesmo tempo. Em alguns casos, isso pode ser mais vantajoso do que comprar cada produto individualmente. Vale a pena pesquisar essa possibilidade direto no site das empresas aéreas. Mas lembre-se que se você optar por reservar com a empresa aérea, não terá seus pontos e estatus reconhecido pelo hotel.

Conclusão

A experiência como um todo eu diria que foi mediana infelizmente. Afinal de contas, tem sempre o fato de que se você se hospeda em um hotel de luxo, sua expectativa será sempre alta e com exceção do bar no terraço do hotel nada mais saltou aos olhos. Apenas faltou aquele efeito “WOW”, pois ao mesmo tempo nada saiu terrivelmente mal.

Agora vem a inevitável pergunta: Vale a pena hospedar-se no InterContinental Kiev? A resposta é sim principalmente pela localização privilegiada. No entanto, eu não reservaria um quarto com acesso ao Clube Lounge. Eu apenas reservaria um quarto qualquer com café da manhã e a diferença economizada eu usaria no bar do terraço do hotel!

Clique aqui para saber mais sobre o InterContinental Kiev.

Espero que tenham gostado da leitura e não esqueçam de nos seguir no Instagram (@turningleftforless.brasil) e no Facebook (@Turningleftforlessbrasil). Caso tenham alguma pergunta sobre o InterContinental, me escrevam e terei o maior prazer em responder.

Até a próxima!