Joint Venture LATAM, British Airways e Iberia Começa em 2019

Joint Venture LATAM, British Airways e Iberia Começa em 2019

Como já é de conhecimento público, o governo do Chile aprovou o joint venture entre LATAM, Iberia, American Airlines e British Airways com algumas restrições impostas pelo órgão de defesa da concorrência chileno, o Tribunal de Defensa de la Libre Competencia (TDLC). Porém isso não impede que as operações conjuntas se iniciem em outros países.

Especificamente sobre o início das operações conjuntas em outros países, o presidente da LATAM Brasil, Jerome Cadier, disse ao jornal Reportur (em espanhol) que o joint venture entre LATAM, Iberia, American Airlines e British Airways será implementado primeiro no Brasil. Segundo Cadier as operações conjuntas para a Europa, que no caso envolveriam a British Airways e a Iberia, devem começar em 2019 (hoje as empresas têm apenas um acordo de codeshare). Já as operações conjuntas com a American Airlines para os Estados Unidos devem começar em 2020.

Relembrando que o CADE impôs as seguintes condições ao aprovar o acordo da LATAM com a British Airways e Iberia:

  • A LATAM e a British Airways devem ceder a outras empresas interessadas a operar a rota entre São Paulo e Londres slots de pouso e decolagem nos aeroportos de Guarulhos e Heathrow ou Gatwick por um período de 10 anos e sem custos.
  • Caso não apareça nenhuma outra empresa interessada em operar a rota, a LATAM e a British Airways devem manter a capacidade atual por um período de 7 anos.
  • A LATAM deve abrir duas novas rotas entre Brasil e Europa, sendo que uma delas deve partir de uma cidade brasileira que não seja São Paulo ou Rio de Janeiro.

Conclusões:

  1. Joint Venture LATAM, British Airways e Iberia Começa em 2019De acordo com a declaração do Cadier e as imposições impostas pelo CADE, no ano que vem deveremos ter um voo da LATAM para a Europa fora do eixo Rio-São Paulo. E aí vem a pergunta, para onde e a partir de qual cidade? Se a Air Europa não tivesse anunciado dois voos semanais entre Madri e Fortaleza (veja mais detalhes aqui) eu diria que seria essa a rota a ser escolhida pela LATAM, mas agora já não tenho tanta certeza.
  2. Talvez esteja aí a oportunidade para a Norwegian lançar um voo entre Gatwick e São Paulo. Embora eu imagino que eles devam esperar um pouco para avaliar a performance do voo para o Rio de Janeiro.

Qual a opinião de vocês? Qual será a rota a ser lançada pela LATAM?

Be the first to comment on "Joint Venture LATAM, British Airways e Iberia Começa em 2019"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*