Mudanças na Aliança Oneworld

Promoção – Classe Executiva entre Milão e São PauloB787-800 da Royal Air Maroc

Por um bom período de tempo não vimos grandes mudanças nas três grandes alianças aéreas: Oneworld, Star Alliance e SkyTeam. Mas parece que teremos novidades na próxima semana e claro os bloggers já começaram a dar seus palpites! Mas o que temos até agora? Vejamos:

Qatar Airways

Nas últimas semanas o presidente da Qatar Airways, Akbar Al Baker, disse em diferentes ocasiões que se as coisas não melhorarem a empresa deve deixar a Oneworld. Ele estava se referindo especificamente aos problemas que a empresa enfrenta com a American Airlines e a Qantas. Veja aqui o que escrevi sobre isso há alguns dias atrás.

China Southern

Mudanças na Aliança Oneworld

China Sourthern Airlines Logo

Depois foi a vez da China Southern anunciar formalmente que estarão deixando a aliança SkyTeam no ano que vem. A partir daí os boatos começaram a aparecer indicando que eles devem migrar para a Oneworld devido ao acordo com a American Airlines na qual eles irão investir 200 milhões de dólares na empresa. O acordo entre as duas empresas cobre as seguintes áreas:

  • Compartilhamento de voos (codeshare) e interline dando aos passageiros de ambas as empresas a possibilidade de emitir um único bilhete cobrindo mais destinos nos Estados e China a partir de janeiro de 2019.
  • Oportunidade de acumular e gastar milhas em voos de ambas as empresas.
  • Reconhecimento dos benefícios de cada programa de fidelização para passageiros de ambas as empresas.

Royal Air Maroc

Mudanças na Aliança Oneworld

Classe Executiva do B787 da RAM

A Oneworld informou que na próxima semana, mais precisamente no dia 5 de dezembro, será anunciada durante uma conferência em Nova Iorque uma nova empresa que se juntará à aliança como membro pleno. Mas quem são os candidatos?

Além da China Southern que eu falei acima temos a Royal Air Maroc, pois além de terem uma operação de joint venture com a Qatar Airways, eles compartilham voos com a Iberia. Além disso, a IAG indicou há algum tempo que a Royal Air Maroc usaria Avios, a mesma moeda usada pela British Airways e Iberia, em seu programa de milhagens. E para fechar o círculo de especulações, o blog TPG ainda revelou que o presidente da empresa, Abdelhamid Addou, estará em Nova Iorque no dia 5 de dezembro.

Alaska Airlines

Devido as suas rotas para o Havaí e a costa Oeste americana, a Alask Airlines poderia ser outro membro importante para a Oneworld. O site Skift publicou um artigo recentemente no qual dizia que a empresa estava considerando a Oneworld Connect, que é um tipo limitado de associação à aliança Oneworld.

O Oneworld Connect é mais fácil de ser obtido, mas que ainda traria benefícios para os membros do programa de fidelização da LATAM, por exemplo.

Conclusão

Dos pontos que eu mencionei acima eu imagino que o mais interessante para quem vive ou viaja para o Brasil frequentemente a partir da Europa seria a entrada da Royal Air Maroc na Oneworld.

Mudanças na Aliança Oneworld

Mapa de Rotas da RAM

Como eles conectam várias cidades europeias a São Paulo e Rio de Janeiro a partir do seu hub em Casablanca, isso seria uma boa oportunidade para acumular e gastar milhas. Além disso, os preços deles em classe executiva partindo da Europa são bem interessantes. O único problema pelo que vejo, é que dependendo do ponto de partida na Europa, o tempo de conexão em Casablanca pode ser bem longo.

Talvez eu tenha que voar com eles no próximo ano para poder escrever uma avaliação para vocês! 😊