O Que Fazer Em São Paulo Em Três Dias

O Que Fazer Em São Paulo Em Três DiasSkye Bar - Por do Sol

São Paulo é um caso de amor e ódio à primeira vista! Uns se apaixonam logo de cara e outros odeiam e prometem nunca mais por os pés na selva de pedra! Enquanto a queridinha dos turistas é o Rio de Janeiro, São Paulo sempre ficou com o título de patinho feio. Embora eu seja um pouco suspeito para dizer algo, pois gosto muito da cidade, São Paulo tem seus atrativos e qualquer um sempre encontrará algo para se ocupar na cidade, independente da tribo que pertença! 😊

O Que Fazer Em São Paulo Em Três Dias

São Paulo – Selva de Pedra

Da última vez que estive em São Paulo eu estava com um amigo galês e passei três dias mostrando-lhe a cidade. Usarei aqui nosso roteiro como referência e deixo claro de antemão que há muito mais coisas para se ver e fazer. Eu apenas optei por levá-lo aos locais mais populares da cidade.

Vamos lá! Boa leitura e como sempre, convido vocês a nos seguirem no Instagram e no Facebook. Clique aqui para ler sobre o Hotel InterContinental São Paulo que foi onde nos hospedamos durante essa viagem.

Hospedagem

Hospedar-se em um hotel bem localizado é fundamental para o sucesso da empreitada turística de qualquer um em São Paulo. Como a cidade é muito grande, mover-se de um ponto a outro pode consumir muito tempo, então minha sugestão é ficar em uma região central e próxima ao metrô.

Eu sempre me hospedo na região dos Jardins, próximo à Avenida Paulista, pois tem estações do metrô, é uma área segura para se caminhar nas ruas (mesmo a noite) e tem bons restaurantes. Em breve publicarei uma avaliação do hotel onde nos hospedamos.

O Que Fazer Em São Paulo Em Três Dias

Avenida Paulista a Noite

Bem, chega de “falatório” e vamos ao roteiro em si, não é mesmo?!?

Primeiro Dia – Parque Trianon, MASP, Memorial da América Latina, Livraria Cultura e Rua Oscar Freire

Nossa sexta-feira começou por volta das 10:00 da manhã e fomos direto ao Parque Trianon, que é pequeno e pode ser visitado em uns 30 minutos. Para mim a parte mais interessante do parque é o fato de se ter uma área conservada de Mata Atlântica no centro de uma metrópole como São Paulo.  A passarela sobre a Alameda Santos que liga as duas partes do parque é um ótimo lugar para se fazer selfies! Fica a dica! 😉

O Que Fazer Em São Paulo Em Três Dias

Vista Aerea – Parque Trianon

Saímos do parque e fomos direto ao MASP, ou Museu de Arte de São Paulo, que tem o que é considerada a maior e melhor coleção de arte europeia no hemisfério sul. Como era sexta-feira de manhã não pegamos fila nenhuma e em questão de minutos estávamos dentro do museu. Ficamos lá por aproximadamente 1.5h, que foi o suficiente para ver as melhores coleções. Ingressos custam R$35,00 / £7,30 / €8,30 / $9,40.

Mesmo que museus não sejam a sua praia, ainda assim recomendo visitar o MASP apenas para olhá-lo do lado de fora se for o caso. O prédio em si é uma caixa retangular suspensa apenas por vigas de concreto em cada uma das extremidades com um vão aberto de 74m entre elas. Aparentemente esse é o maior vão livre em toda a América Latina que nos fins de semana é tomado por uma feira de antiguidades (falo sobre isso mais adiante).

O Que Fazer Em São Paulo Em Três Dias

MASP

Depois que terminamos nossa visita ao MASP pegamos o metrô e fomos para a Barra Funda visitar o Memorial da América Latina. Para aqueles interessados em arquitetura, saibam que o mesmo foi projetado por Oscar Niemeyer. A ideia por traz do memorial é representar a integração cultural e social da América Latina e uma das formas como fazem isso é mostrando um pouco das artes e folclore de todos os países da região.

O Que Fazer Em São Paulo Em Três Dias

Memorial da América Latina

Bem, para ser honesto com vocês acho que não volto lá tão cedo. Ainda que seja interessante ver um pouco da cultura de nossos vizinhos latinos, o espaço como um todo precisa ser melhor mantido. A diversidade cultural da América Latina é riquíssima e tenho certeza que com um pouquinho de esforço e investimento o espaço seria bem mais interessante. Porém, se você não conhece, não se deixe influenciar por meus comentários e visite o espaço!

Após terminarmos a visita ao Memorial da América Latina, pegamos e metrô e voltamos para a região dos Jardins e paramos na Livraria Cultura, ponto obrigatório para os apaixonados por livros. Mesmo que você não goste de ler, vale a pena conhecer o espaço que é bem legal.

Depois da visita à livraria, tiramos o chapéu cultural e vestimos o consumista e fomos passear pela Rua Oscar Freire, considerada por muitos o paraíso do consumo. Tenho a impressão que na Rua Oscar Freire, ou nas imediações da mesma, estão presentes quase todas as marcas de luxo vendidas no Brasil. A Rua Oscar Freire em si é bem legal, pois os comerciantes se reuniram e removeram toda a fiação elétrica e telefônica, colocando-os sob a calçada. Ah se todas as ruas do Brasil fossem assim!

Bem, quanto a compras não vou falar nada. Deixo a decisão por sua conta! Minha única recomendação, onde sempre passo é a loja das Havaianas que é uma tentação!

O Que Fazer Em São Paulo Em Três Dias

Parque do Ibirapuera

Quando terminamos nosso passeio, já eram quase 5 da tarde e decidimos parar em um dos botecos da região para tomar umas caipirinhas. Como meu amigo não fala português, fiquei falando com ele em inglês o tempo todo. Quando veio a conta, tive uma pequena surpresa, todas as caipirinhas listadas eram de vodka, enquanto só tomamos as tradicionais de cachaça. Assim que disse isso ao garçom, ele sorriu e disse que era um “erro” e que ele iria corrigir imediatamente. Sem comentários … 🙁

Chegou a hora do jantar! Aqui é preciso tomar um pouco de cuidado, pois se recomendo um restaurante, o mesmo já pode não existir mais em alguns meses ou a qualidade do serviço ou atendimento podem ter mudado. Sendo assim, sugiro sempre pesquisar em sites como o Google, TripAdvisor ou até mesmo pedir recomendações ao concierge do seu hotel antes de reservar alguma coisa.

No meu caso fomos com alguns amigos meus a um restaurante tipo bar no centro velho da cidade chamado Orfeu. Ambiente bem descontraído, com uma clientela jovem, boa cerveja e ótima comida. Procurei na internet e me parece que eles não têm website, apenas uma página no Facebook. De repente, seria uma opção interessante a ser considerada!

Segundo Dia – Praça da República, Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Mosteiro de São Bento, Igreja da Sé e Terraço Itália

Nosso segundo dia começou um pouco mais tarde, consequência das cervejas da noite anterior!

Optei por visitar as principais atrações do centro velho de São Paulo no sábado, por ser um dia mais tranquilo naquela região. Saímos do hotel e fomos de metrô até a Praça da República.

O Que Fazer Em São Paulo Em Três Dias

Teatro Municipal

Da Praça da República seguimos para o Teatro Municipal para uma visita guiada ou educativa, como eles as chamam. Fizemos a visita do sábado às 11:00h por ser em inglês. Veja aqui os horários para as visitas. Eu realmente recomendo fazer a visita, que é gratuita, pois o teatro é muito bonito por dentro!

Uma vez terminada a visita seguimos pelo Viaduto do Chá e fomos ao Mosteiro de São Bento, outra atração que deve fazer parte do roteiro de qualquer um passeando pelo centro da cidade. Em alguns dias e horários específicos as celebrações são com Canto Gregoriano. Em especial, a celebração do domingo às 10h, além do canto tem também acompanhamento com o Órgão. Veja aqui os horários das celebrações.

O Que Fazer Em São Paulo Em Três Dias

Igreja do Mosteiro São Bento

Saímos do Mosteiro de São Bento, passamos pelo Páteo do Colégio, que na verdade é uma igreja Jesuíta, e seguimos para a Catedral da Sé que marca o centro zero da cidade. Volto a repetir que toda essa área é muito interessante, pois está ligada com ao começo da cidade de São Paulo. Infelizmente, essa região da cidade não é bem cuidada, mas se você ignorar os grafites e a sujeira, vai notar que os prédios antigos são muito bonitos e lembram construções europeias.

A partir da Praça da Sé, voltamos para a Praça da República, onde visitamos a feira de artesanato que acontece ali nos fins de semana. Para fechar nosso tour na região central fomos ao Terraço Itália para meu amigo tirar algumas fotos lá de cima e realmente, a vista é impressionante!

O Que Fazer Em São Paulo Em Três Dias

Pátio do Colégio

Uma vez terminado nosso tour, voltamos para a região da Avenida Paulista e eu levei meu amigo a uma pequena loja na Rua Frei Caneca que sempre que estou na cidade passo por lá para ver as novidades. A loja se chama Paiol e são especializados na venda de produtos artesanais de diferentes partes do Brasil. Vale a pena dar uma olhada lá caso você queira comprar um produto artesanal de boa qualidade!

O Que Fazer Em São Paulo Em Três Dias

Skye Bar – Por do Sol

No fim da tarde nós fomos a um bar que, na minha opinião, tem uma das melhores vistas da cidade de São Paulo ao entardecer. O local se chama Skye Bar e fica no topo do Hotel Unique. Lembre-se de estar lá antes do por do sol!

Segundo muita gente, o que falta na cidade em termos de atividades diurnas é mais que compensado pela vida noturna, que começa lá pelas 21:30h e só termina no dia seguinte quando o sol já está brilhando no céu novamente. Igual a qualquer outra grande metrópole do mundo para ser sincero.

O sábado a noite ideal de um paulistano começa com um jantar com amigos e já vira uma baladinha (palavra típica paulistana) em um bar ou danceteria. E a partir daí só Deus sabe o destino final! Nem arrisco fazer qualquer recomendação nesse sentido, pois já estou velho e nem sei mais os locais mais populares para se curtir um sábado a noite na terra da garoa.

Terceiro Dia – Museu da Imigração, Pinacoteca, Feira de Antiguidades do MASP

Nosso último dia em São Paulo começou com uma visita à feira de antiguidades que fica no vão do MASP. Caso você se interesse por isso, deve com certeza passar por lá no domingo. O local fica lotado de gente até o fim da tarde.

O Que Fazer Em São Paulo Em Três Dias

Estação da Luz

Na sequência pegamos o metrô e fomos para a Pinacoteca, um museu mantido pelo governo do Estado de São Paulo com foco nas artes visuais do século XIX até os dias de hoje (ingressos custam R$6,00 / £1,20 / €1,40 / $1.60). A Pinacoteca é o meu museu favorito em São Paulo e quem vai lá ainda tem a chance de ver um pouquinho da Estação da Luz.

O Que Fazer Em São Paulo Em Três Dias

Parade com Sobrenomes dos Imigrantes

Aqui faço um parêntesis – fomos de metrô até lá e com isso tivemos que caminhar da estação até a Pinacoteca e eu me senti um pouco inseguro andando por aqueles arredores. Minha recomendação: vá de táxi ou Uber.

Nosso último museu em São Paulo foi o Museu da Imigração que conta a história da acolhida dos imigrantes que chegaram ao Brasil através do Porto de Santos no século XIX e começo do XX. Uma vez desembarcados em Santos, todos eram trazidos para São Paulo e ficando alojados naquele espaço até conseguir um emprego. Muitos deles, caso dos meus antepassados inclusive, seguiram para o interior de São Paulo para trabalhar nas fazendas de café. O Museu da Imigração é um espaço bem interessante para se conhecer um pouco dos primeiros momentos de nossos antepassados no Brasil. Os ingressos custam R$10,00 / £2,00 / €2,40 / $2.70 e a entrada é franca aos sábados.

Quase todo o acervo do museu está em português e inglês, porém os depoimentos em vídeo dos imigrantes que ainda estão vivos estão apenas em português. Acho isso uma pena, pois ouvir as histórias daquelas pessoas é uma das melhores partes da visita e qualquer estrangeiro que visite o espaço não terá como curtir isso.

Ao sair do Museu da Imigração retornamos para a Avenida Paulista que, aos domingos, é um passeio interessante, já que o tráfego é bloqueado e as pessoas tomam conta do espaço. É possível, por exemplo, ver pessoas cantando e artistas se apresentando para pequenas plateias. Uma boa maneira de se terminar o fim de semana!

Conclusão

Como eu disse no começo deste artigo, tudo o que descrevi acima é apenas uma sugestão do que fazer em São Paulo. Existem muitas outras coisas que eu poderia ter optado, mas achei que esse seria o melhor programa para meu amigo que ainda não conhecia a cidade muito bem.

O Que Fazer Em São Paulo Em Três Dias

Teatro Municipal Visto a Partir do Viaduto do Chá

Por exemplo, o Parque do Ibirapuera e um passeio ótimo aos sábados e domingos de manhã. E já que estou falando dessa área, tem ainda o Museu de Arte Contemporânea – MAC USP que fica no Ibirapuera e vale uma visita com certeza. Existem também outras áreas da cidade como o Bairro da Liberdade de influência japonesa ou então as cantinas italianas do Bexiga que também são ótimos locais para se visitar ou comer.

Enfim, como vocês podem ver tem muita coisa ainda para ser explorada na cidade e que com certeza renderiam assunto suficiente para eu escrever outro artigo como este!

Tem alguma pergunta ou comentário? Escreva para nós e até a próxima!