Notícias: Qatar Airways e Aliança Oneworld; Finnair Terá Premium Economy em suas Aeronaves; TAAG Aumenta Voos para São Paulo

Notícias: Qatar Airways e Aliança Oneworld; Finnair Terá Premium Economy em suas Aeronaves

Qatar Deve Manter Relacionamento Com British Airways Mesmo Saindo da Oneworld

Como vocês devem ter visto na mídia ou em outros blogs de viagem, a Qatar mais uma vez ameaçou deixar a aliança Onewolrd, porém muitos analistas acham que são apenas ameaças do Al Baker, CEO da Qatar. Porém, comentários feitos pelo Willie Walsh, CEO da IAG (empresa que engloba British Airways, Iberia, Aer Lingus, etc.), sugerem que desta vez existem grandes chances da Qatar abandonar a aliança em 2019. Willie falou o seguinte sobre os comentários do Al Baker:

“Ele (Al Baker) está sendo sincero ao dizer isso. Ele está insatisfeito com a maneira como alguns membros da aliança Oneworld tem tratado a Qatar e isso não é certo para empresas que fazem parte da mesma aliança.”

Notícias: Qatar Airways e Aliança Oneworld; Finnair Terá Premium Economy em suas Aeronaves

Qatar Qsuite

Para aqueles que, como eu, gostam de voar Qatar e ainda usar estes voos para acumular pontos na British Airways ou na LATAM, essas são notícias preocupantes. Porém, o relacionamento da Qatar com a LATAM e British Airways vai além de uma simples aliança, se é que podemos dizer que isso é simples! Além de acordos de compartilhamento de voos (codeshare), a Qatar detém ações tanto na British Airways quanto na LATAM.

Especificamente com relação à British Airways, Willie Walsh garantiu que caso a Qatar abandone a Oneworld, isso não terá nenhum impacto no relacionamento entre as duas empresas. Sendo assim, imaginamos que ainda será possível acumular avios em voos da Qatar.

Só espero que a mesma linha de raciocínio se aplique para a LATAM!

Finnair Passará a Ter Premium Economy em suas Aeronaves

Notícias: Qatar Airways e Aliança Oneworld; Finnair Terá Premium Economy em suas AeronavesAgora foi a vez da finlandesa Finnar anunciar que em breve passará a oferecer premium economy em todos os seus voos de longa distância a partir de 2021. De acordo com o anúncio, a premium economy será uma cabine isolada das demais e oferecerá serviços customizados além de mais espaço, conforto e melhores refeições.

Minha opinião: de um modo geral as empresas tentam, cada vez mais, colocar o maior número possível de pessoas ‘espremidas’ na econômica para poder reduzir custos e assim serem competitivas em um segmento onde os passageiros querem pagar pouco por um bilhete aéreo.

Ao mesmo tempo, existe um segmento de mercado que está preparado para pagar mais e espera serviços melhores. Junte-se a isso o fato de que a primeira classe está desaparecendo e a atual classe executiva adotando serviços de primeira. Esses três fatores combinados são os ingredientes perfeitos para o surgimento da premium economy em quase todas as grandes empresas. Eu acho que em alguns anos a premium economy será a classe executiva de 15 anos atrás.

TAAG Aumenta Voos para São Paulo

Notícias: Qatar Airways e Aliança Oneworld; Finnair Terá Premium Economy em suas Aeronaves; TAAG Aumenta Voos para São Paulo

TAAG B777

De acordo com o Routes Online a TAAG, empresa aérea da Angola, passará a voar diariamente entre São Paulo e Angola. Atualmente a empresa voa para São Paulo 5 vezes por semana, sendo que em três dos cinco dias o voo segue para o Rio de Janeiro.

Antes da crise econômica/política no Brasil e na Angola essa rota fazia muito sucesso. Passou uns tempos retraída e agora volta a crescer novamente. Acredito que o volume de passageiros ainda não tenha se recuperado totalmente, mas a carga paga nos porões deva justificar o aumento de frequências.