Alguns Novos Assentos de Classe Executiva a Serem Lançados nos Próximos Anos

Alguns Novos Assentos de Classe Executiva a Serem Lançados nos Próximos AnosNovo Assento da Classe Executiva LATAM

Alguns Novos Assentos de Classe Executiva a Serem Lançados nos Próximos Anos

Nos últimos anos o setor de viagens assistiu ao crescimento acelerado de algumas empresas áreas do Oriente Médio que consequentemente tiraram passageiros das concorrentes. Paralelo a esse crescimento rápido, essas empresas introduziram níveis de conforto e mimos em suas cabines de classe executiva antes reservados exclusivamente a passageiros de primeira classe. Como exemplo do que estou falando, veja aqui a avaliação da Michele de seu voo em classe executiva com a Oman Air.

Alguns Novos Assentos de Classe Executiva a Serem Lançados nos Próximos Anos

Classe Executiva – A330 Oman Air

Encurraladas entre a concorrência das empresas do Oriente Médio e as exigências cada vez maiores de seus passageiros de classe executiva, as companhias que no passado dominavam o mercado estão sendo forçadas a investir mais e com maior rapidez na introdução de novos produtos. Até pouco tempo atrás, o layout 2-3-2 em classe executiva era comum, porém hoje já se tornou inaceitável e todos os passageiros querem ter acesso direto ao corredor sem ter que ‘pular’ sobre o passageiro do lado. Isso está fazendo com que as empresas reformulem completamente suas cabines premium.

Neste artigo, falo de 4 assentos de classe executiva que serão introduzidos nos próximos anos visando melhorar o conforto dos passageiros e, acima de tudo, evitar que eles corram para a concorrência.

LATAM Premium Business

A LATAM tem hoje uma frota de aeronaves para suas rotas intercontinentais composta pelo A350, B767, B787 e por último o B777 que é operado exclusivamente pela LATAM Brasil e que eu penso ter o produto mais defasado de todo o grupo. O layout da cabine de classe executiva do B777 ainda é o 2-3-2 e as poltronas quando na posição flat bed ficam levemente inclinadas (comumente conhecidas como ‘tobogãs’).

De acordo com informações publicadas pela mídia no mês de agosto, as coisas começarão a mudar em breve. A empresa irá padronizar toda a sua frota de longo alcance com poltronas da linha Vantage XL da irlandesa Thompson Aero Seating com design da PriestmanGoode de Londres no layout 1-2-1, onde todos os passageiros terão acesso direto ao corredor.

Alguns Novos Assentos de Classe Executiva a Serem Lançados nos Próximos Anos

Novos Assentos da Classe Executiva LATAM

Além dos assentos serem totalmente flat bed, eles oferecerão mais espaço para os passageiros guardarem seus objetos pessoais e terão monitores de alta definição de 18 polegadas.

As primeiras aeronaves a terem os novos assentos serão os B767 que operam a partir do hub de Lima, enquanto que os brasileiros começarão a ver as mudanças a partir de 2019. Já os passageiros do Chile terão que esperar até o segundo semestre de 2019 para ver os novos assentos nas aeronaves que operam a partir de Santiago.

Alguns Novos Assentos de Classe Executiva a Serem Lançados nos Próximos Anos

Novos Assentos Flat Bed LATAM

Ainda de acordo com a mídia os A350 e B787 que serão entregues ao grupo nos próximos anos já virão das fábricas da Airbus e Boeing com os novos assentos.

Pelo que se vê nas fotos, os novos assentos parecem excelentes. Com certeza, nós do Turning Left for Less Brasil, iremos testá-los assim que eles estiverem disponíveis para voos partindo de São Paulo e contaremos todos os detalhes para vocês.

British Airways Club World

Quase vinte anos atrás a British Airways praticamente causou uma revolução ao ser a primeira empresa aérea do mundo a introduzir flat beds em uma cabine de classe executiva. Até aquele momento, isso era algo reservado exclusivamente aos passageiros da primeira classe.

Ironicamente, quase 15 anos depois, a British Airways continua usando a mesma cabine tendo feito apenas pequenas melhorias ao longo do tempo. O que era uma revolução tornou-se um produto um tanto quanto desatualizado.

No entanto, a situação está para mudar e um novo modelo de assentos, totalmente reformulado, será introduzido no ano que vem quando a empresa começar a receber seus A350. O CEO da empresa, Alex Cruz, tem dito que as poltronas serão “algo muito bom” onde todos os passageiros terão mais privacidade e acesso direto ao corredor.

Alguns Novos Assentos de Classe Executiva a Serem Lançados nos Próximos Anos

Provável Layout dos Novos Assentos da Classe Executida da British Airways

O layout dos novos assentos é um segredo guardado as sete chaves pela British Airways. Até o momento, nada além do desenho esquemático acima apareceu na mídia. Em alguns dos meus voos com a empresa eu tive a oportunidade de conversar com alguns comissários que me disseram ter visto o novo assento e o acharam excelente.

Saíram alguns boatos que a nova classe executiva seria apresentada em setembro, mas já chegamos ao fim de outubro e nada foi divulgado ainda. Só nos resta esperar!

ATUALIZADO EM 04-NOV-2018: No dia 02 de novembro a AIG (dona da British Airways, Iberia, etc) fez sua apresentação anual aos investidores (Capital Markets Day) onde foram compartilhados mais alguns detalhes sobre a nova classe executiva (mas nada de fotos ainda – o segredo continua) a ser introduzida nas aeronaves da British Airways. A empresa vai começar a receber os novos A350 no final do verão europeu do próximo ano e com isso temos a data de entrada em serviço da nova cabine. O grupo informou ainda que até o fim de 2019 teremos apenas 6 aeronaves com o novo produto.

ATUALIZADO EM 19-MAR-2019: Clique aqui para ler o artigo sobre o lançamento da nova classe executiva da British Airways – a Club Suite

Lufthansa Classe Executiva

Sem dúvida alguma a Lufthansa tem umas das melhores cabines de primeira classe do mundo. O serviço como um todo, tanto em terra quanto no ar é bastante consistente e sempre recebe muitos elogios.

Alguns Novos Assentos de Classe Executiva a Serem Lançados nos Próximos Anos

‘Trono’ – Nova Poltrona da Classe Executida da Lufthansa no B777X

Infelizmente, o mesmo não pode ser dito de sua classe executiva. Embora o atendimento normalmente seja muito bom, os assentos estão um pouco defasados em relação à concorrência. Mas a empresa pretende reverter essa situação quando os B777X entrarem na sua frota, pois os mesmos terão uma classe executiva totalmente reformulada.

Ainda não sabemos muito sobre o novo produto. Apenas algumas fotos e desenhos esquemáticos foram divulgados até o momento, porém sabemos que o layout dos assentos será alternado por fila, algo como 1-1-1, 1-2-1, 1-1-1, etc.

Os assentos do meio no layout 1-1-1 estão sendo chamados de tronos devido à privacidade que o passageiro terá quando sentado neles. Um detalhe que ainda não está claro é se a Lufthansa irá instalar a nova classe executiva nas outras aeronaves de sua frota dedicadas a voos intercontinentais.

Turkish Airlines Classe Executiva no B787 e A350

A Turkish Airlines opera atualmente três tipos de aeronaves de longo curso o A340, o A330 e o B777 e, a partir do ano que vem, passará a contar também com o A350 e o B787. E a boa notícia é que esses dois novos modelos de aeronave terão uma classe executiva totalmente reformulada no formato 1-2-1, dando acesso direto ao corredor a todos os passageiros.

Alguns Novos Assentos de Classe Executiva a Serem Lançados nos Próximos Anos

Turkish Airlines B777-300

De acordo com alguns detalhes revelados ao Australian Business Traveller, a privacidade dos passageiros é a maior prioridade da empresa com as novas poltronas. Será que veremos assentos com portas como o Qsuite da Qatar Airways? Infelizmente teremos que esperar mais para saber, pois ainda não há fotos disponíveis sobre as novas poltronas.

A má notícia é que, no momento, a Turkish não tem planos de instalar as novas poltronas nas demais aeronaves de longo alcance da frota. Particularmente para os passageiros do Brasil e Argentina isso não é bom, pois atualmente a empresa opera o B777 entre Istambul, São Paulo e Buenos Aires.